Porto de Santos

Armadora planeja adquirir terminal no Porto de Santos

<P>A armadora Log-In estuda a aquisição de terminais portuários em regiões estratégicas para os seus negócios, entre elas o Porto de Santos. O fator preponderante para a busca de uma nova instalação é que a demanda de contêineres para a navegação de cabotagem continue nos próximos anos....

A Tribuna
15/01/2008 22:00
Visualizações: 750

A armadora Log-In estuda a aquisição de terminais portuários em regiões estratégicas para os seus negócios, entre elas o Porto de Santos. O fator preponderante para a busca de uma nova instalação é que a demanda de contêineres para a navegação de cabotagem continue nos próximos anos.

‘‘Com a estrutura logística que a Log-In tem hoje e a continuidade dessa demanda para cabotagem (troca de mercadorias via marítima entre portos de um mesmo país) é natural querer complementar essa estrutura com um terminal portuário nas regiões estratégicas no nosso plano de negócios’’, afirmou o diretor-presidente da armadora, Mauro Dias, durante o lançamento do novo navio Log-In Amazônia, no Rio de Janeiro, na última semana.

A Log-In já administra o Terminal de Vila Velha, no Espírito Santo, concentrado nas operações de contêineres. Há ainda o Terminal Multimodal de Camaçari, na Bahia, e o Porto Seco do Cerrado, em Minas Gerais.

Além dessas unidades, a armadora opera atualmente cinco navios porta-contêineres — com capacidade média de 900 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Outros dois, afretados e construídos na Alemanha, entrarão em operação este ano. O primeiro deles será o Amazonia, que integrará um serviço com escalas semanais em Santos a partir de amanhã. O segundo será o Log-In Pantanal, que começa a navegar em abril.

No final do ano passado, a armadora encomendou cinco novos navios, por isso a possibilidade de afretar dois de bandeira estrangeira. As embarcações serão entregues, sequencialmente, até 2013.

Questionado por A Tribuna sobre planos para adquirir novos terminais, seguindo a tendência das grandes armadoras mundiais, o diretor-presidente respondeu que a administração dessas unidades faz parte do seu plano de expansão. Entretanto, ele disse que a empresa só irá procurar novas instalações se o mercado acenar para a continuidade da movimentação de contêineres por cabotagem. ‘‘Fazer este tipo de investimento está alinhado à nossa estratégia de crescimento’’.

Dias, porém, ressaltou que será levada em conta a capacidade de atendimento nas instalações portuárias existentes. ‘‘Se a Log-In tiver demanda em uma certa região, mas não tiver um terminal para trabalhar, é claro que vamos considerar essa possibilidade’’, destacou.

O executivo explicou que o Porto de Santos, independentemente do interesse por terminais, é estratégico para o grupo. O potencial do complexo se dá pela sua inserção na zona de influência da produção paulista, mercado no qual a empresa tem interesse em expandir seus negócios.

No Porto de Santos, a Log-In utiliza o terminal do Grupo Rodrimar, no Cais do Saboó, na Margem Direita, para atracar seus navios.

Cabotagem
É o transporte marítimo feito entre portos de um mesmo país. No Brasil, a legislação obriga que esse tipo de navegação seja feita apenas em navios de bandeira nacional ou que estejam afretados por empresas estabelecidas no País. Também se chama cabotagem o transporte de mercadorias feito por navios entre os portos brasileiros e os dos países vizinhos do Mercosul, embora não seja em uma só nação.

Fonte:A Tribuna

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Economia
Indústria volta a crescer em janeiro, mas Firjan alerta ...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Presença feminina cresce em cargos de liderança no setor...
06/03/26
Acordo
Firjan considera avanço significativo a aprovação do Aco...
06/03/26
Espírito Santo
Private Engenharia e Soluções debate segurança operacion...
06/03/26
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Energia Solar
GoodWe e RB Solar anunciam parceria estratégica para ace...
05/03/26
Gás Natural
PetroReconcavo realiza primeira importação de gás bolivi...
04/03/26
iBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Dia Internacional da Mulher
Em indústria dominada por homens, Foresea avança e ating...
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
FEPE
INOVAR É SEMPRE PRECISO - Entrevista com Orlando Ribeir...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.