Porto de Santos

Armadora planeja adquirir terminal no Porto de Santos

<P>A armadora Log-In estuda a aquisição de terminais portuários em regiões estratégicas para os seus negócios, entre elas o Porto de Santos. O fator preponderante para a busca de uma nova instalação é que a demanda de contêineres para a navegação de cabotagem continue nos próximos anos....

A Tribuna
16/01/2008 00:00
Visualizações: 512 (0) (0) (0) (0)

A armadora Log-In estuda a aquisição de terminais portuários em regiões estratégicas para os seus negócios, entre elas o Porto de Santos. O fator preponderante para a busca de uma nova instalação é que a demanda de contêineres para a navegação de cabotagem continue nos próximos anos.

‘‘Com a estrutura logística que a Log-In tem hoje e a continuidade dessa demanda para cabotagem (troca de mercadorias via marítima entre portos de um mesmo país) é natural querer complementar essa estrutura com um terminal portuário nas regiões estratégicas no nosso plano de negócios’’, afirmou o diretor-presidente da armadora, Mauro Dias, durante o lançamento do novo navio Log-In Amazônia, no Rio de Janeiro, na última semana.

A Log-In já administra o Terminal de Vila Velha, no Espírito Santo, concentrado nas operações de contêineres. Há ainda o Terminal Multimodal de Camaçari, na Bahia, e o Porto Seco do Cerrado, em Minas Gerais.

Além dessas unidades, a armadora opera atualmente cinco navios porta-contêineres — com capacidade média de 900 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Outros dois, afretados e construídos na Alemanha, entrarão em operação este ano. O primeiro deles será o Amazonia, que integrará um serviço com escalas semanais em Santos a partir de amanhã. O segundo será o Log-In Pantanal, que começa a navegar em abril.

No final do ano passado, a armadora encomendou cinco novos navios, por isso a possibilidade de afretar dois de bandeira estrangeira. As embarcações serão entregues, sequencialmente, até 2013.

Questionado por A Tribuna sobre planos para adquirir novos terminais, seguindo a tendência das grandes armadoras mundiais, o diretor-presidente respondeu que a administração dessas unidades faz parte do seu plano de expansão. Entretanto, ele disse que a empresa só irá procurar novas instalações se o mercado acenar para a continuidade da movimentação de contêineres por cabotagem. ‘‘Fazer este tipo de investimento está alinhado à nossa estratégia de crescimento’’.

Dias, porém, ressaltou que será levada em conta a capacidade de atendimento nas instalações portuárias existentes. ‘‘Se a Log-In tiver demanda em uma certa região, mas não tiver um terminal para trabalhar, é claro que vamos considerar essa possibilidade’’, destacou.

O executivo explicou que o Porto de Santos, independentemente do interesse por terminais, é estratégico para o grupo. O potencial do complexo se dá pela sua inserção na zona de influência da produção paulista, mercado no qual a empresa tem interesse em expandir seus negócios.

No Porto de Santos, a Log-In utiliza o terminal do Grupo Rodrimar, no Cais do Saboó, na Margem Direita, para atracar seus navios.

Cabotagem
É o transporte marítimo feito entre portos de um mesmo país. No Brasil, a legislação obriga que esse tipo de navegação seja feita apenas em navios de bandeira nacional ou que estejam afretados por empresas estabelecidas no País. Também se chama cabotagem o transporte de mercadorias feito por navios entre os portos brasileiros e os dos países vizinhos do Mercosul, embora não seja em uma só nação.

Fonte:A Tribuna

Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBP
Desafio iUP Innovation Connections inicia etapa de capac...
25/08/25
Transição Energética
Fórum Nordeste 2025 discute energias renováveis, sustent...
25/08/25
Margem Equatorial
10 perguntas e respostas sobre a Avaliação Pré-Operacion...
25/08/25
Internacional
UNICA participa de encontro internacional na Coreia de S...
25/08/25
Reconhecimento
HPG Lab é premiado no Prêmio Inventor Petrobras 2025 com...
25/08/25
Combustíveis
Etanol anidro recua e hidratado sobe na semana de 18 a 2...
25/08/25
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.