Rio Pipeline

Avanços no combate ao furto em dutos no Brasil é comemorado por Claudio Mastella, da Petrobras

Mastella destaca segurança e eficiência energética do modal dutoviário durante a Rio Pipeline

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
11/11/2021 08:01
Avanços no combate ao furto em dutos no Brasil é comemorado por Claudio Mastella, da Petrobras Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 2218

O diretor de Comercialização e Logística da Petrobras, Claudio Mastella, participou nesta quarta-feira (10/11) do CEO Talks da Rio Pipeline, onde abordou os desafios para o setor de dutos no país. No evento, ele celebrou os avanços no combate às derivações clandestinas, como são chamados os furtos de óleo e combustíveis em dutos, ressaltando a redução de casos nos últimos meses.
“Em relação às derivações clandestinas, felizmente, temos experimentado mais vitórias do que derrotas. Nos últimos três meses, tivemos cinco casos em agosto, quatro em setembro e dois em outubro. Digo que estamos em um ambiente razoavelmente positivo hoje”, afirmou Mastella. Para comparação, durante todo o ano de 2020, foram registrados 201 furtos ou tentativas de furtos em dutos, o que correspondeu a uma média mensal superior a 16 casos.
Para alcançar esse resultado, o diretor da Petrobras pontuou alguns dos esforços realizados pela companhia, como os investimentos em tecnologia. “Automação, sistemas de controle e monitoramento são fundamentais para garantir que esse tipo de intervenção seja menos frequente. Não podemos relaxar”, explicou Mastella, que defende mudanças na legislação para tipificar o crime do furto em dutos, com o aumento da punição para quem praticar o delito.
Além de seguro e eficiente, desde que não ocorram intervenções criminosas, o transporte por dutos é uma boa alternativa para o gerenciamento das emissões de carbono, de acordo com Mastella. “O modal dutoviário é um transporte com base em energia elétrica, é um modal de baixa emissão. Vejo uma oportunidade para movimentações de hidrogênio, amônia, etanol e biodiesel”, afirmou o diretor.

Questionado sobre investimentos em novos dutos pela Petrobras, Mastella explicou que a cada plataforma que é instalada são implantados centenas de quilômetros de dutos no leito do mar, para transportar petróleo, gás e água. “Esses dutos são bastante sofisticados tecnologicamente em relação aos dutos em terra”, destacou. Em relação ao setor em geral, o diretor entende que é um mercado jovem, que ainda está em desenvolvimento, com a possibilidade de expansão para o interior do país. “A demanda mais expressiva continua mais perto da costa, mas o crescimento da demanda de combustíveis e a oferta de biocombustíveis no Centro-Oeste gera uma oportunidade para outras empresas”, projetou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Oportunidade
Equinor abre inscrições para Programa de Estágio 2026
08/07/26
Acordo
ANP e Petrobras assinam acordo para adequação de 335 poç...
07/07/26
Bacia de Pelotas
TGS inicia, em agosto, janela ambiental para proteção da...
07/07/26
Gasodutos
TBG e UTE Paulínia Verde firmam compromisso para transpo...
07/07/26
Multimodal
Ultracargo e bp ampliam capacidade de armazenagem para f...
07/07/26
Fenasucro
Frota pesada: biometano une potencial energético à baixa...
07/07/26
Logística
Vast Infraestrutura e Petrobras reforçam parceria e assi...
06/07/26
Energia Elétrica
Thymos Energia avalia Leilão de Transmissão da Aneel
06/07/26
Negócio
Supergasbras assina primeiro contrato de fornecimento de...
06/07/26
Posicionamento IBP
Mudança do instrumento não corrige as ilegalidades do Im...
06/07/26
Pessoas
Alessandro Cantarino assume o cargo de Vice-Presidente E...
06/07/26
Combustíveis
Etanol encerra a semana com mercado dividido entre queda...
06/07/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 11 milhões em infraestrutura de gás e...
06/07/26
Transpetro
Transpetro realiza primeiro abastecimento da frota com c...
06/07/26
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.