Redação TN com assessoria
A Aventura, dos sócios Aniela Jordan, Luiz Calainho e Giulia Jordan, anuncia uma parceria estratégica com a empresa global de energia TotalEnergies para reposicionar um ícone cultural da cidade. A partir de 2026, o Teatro Adolpho Bloch, localizado no histórico Edifício Manchete, passará a se chamar Teatro TotalEnergies.
Duas histórias que começaram nos anos 70 e agora se encontram. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o espaço foi inaugurado em 1973 como “Teatro Manchete”. Dois anos depois, em 1975, a TotalEnergies iniciava sua trajetória no Brasil, consolidando uma presença de longo prazo no país. Hoje, essa conexão histórica dá origem a um novo capítulo que une cultura e energia para transformar experiências.
Reconhecido pela infraestrutura completa e pela qualidade acústica, o teatro se consolidou como palco de grandes produções sob a curadoria da Aventura. Seu palco reversível permite duas configurações: uma tradicional, voltada para a plateia interna, e outra aberta para o exterior, com fundo móvel que se integra a uma área ao ar livre.
Para sua abertura, o Teatro TotalEnergies receberá “Enquanto Você Voava, Eu Criava Raízes”, da companhia franco-brasileira Dos à Deu, que fica em cartaz de 7 de janeiro a 5 de fevereiro, e a montagem brasileira para o suspense da Broadway “Job”, com Bianca Bin e Edson Fieschi, de 10 de janeiro a 22 de fevereiro. Ainda em 2026, Celso Frateschi e Zécarlos Machado protagonizam a montagem inédita no Brasil do espetáculo “Dois Papas”, com texto de Anthony McCarten, autor também do livro homônimo e do roteiro do filme.
Com a aquisição do naming rights com recursos da Lei Rouanet de incentivo à cultura, a TotalEnergies reforça seu compromisso com iniciativas que democratizam o acesso à arte, impulsionam a economia criativa e promovem inclusão social. Em 2025, a companhia apoiou 14 projetos voltados para empoderamento feminino, esporte, educação ambiental, sustentabilidade e cultura. A parceria inaugura um novo ciclo que combina excelência artística e responsabilidade social, posicionando o Teatro TotalEnergies como um espaço plural e acessível para todos.
Sobre a TotalEnergies no Brasil
A TotalEnergies atua no Brasil há 50 anos e emprega cerca de 4.000 pessoas no país. Sua presença abrange Exploração & Produção, gás, eletricidade renovável (eólica, solar, baterias), lubrificantes e processamento de elastômeros.
O portfólio de Exploração & Produção da TotalEnergies inclui participações em onze licenças de campos petrolíferos (quatro das quais são operadas), com uma produção diária próxima de 200.000 barris de óleo equivalente por dia.
A TotalEnergies está investindo no crescimento do segmento de energia renovável no Brasil: em outubro de 2022, firmou uma parceria com a Casa dos Ventos, líder em energia renovável no país, para desenvolver conjuntamente um portfólio de 12 GW em energia renovável, incluindo projetos de energia eólica onshore, fotovoltaica e armazenamento em baterias.
Sobre a Aventura
Desde 2008, a Aventura se firmou como uma potência da economia criativa e uma das maiores referências do teatro musical no Brasil, com mais de 50 montagens que marcaram gerações, incluindo “Elis, A Musical”, “Romeu & Julieta” ao Som de Marisa Monte, “Mamma Mia!”, “Hair” e “Disney Princesas, O Concerto”. Pioneira na gestão de venues e na introdução do naming rights cultural, reúne um dos portfólios mais robustos do país com BTG Pactual Hall, Teatro Riachuelo Rio, Arena B3, Teatro YouTube, Ecovilla Ri Happy e Teatro Adolpho Bloch, que dará lugar ao futuro Teatro TotalEnergies, ampliando a oferta cultural entre São Paulo e Rio de Janeiro. Como gestora da Companhia de Ballet Dalal Achcar, referência nacional na formação de talentos da dança, e responsável por iniciativas de impacto social como capacitação técnica, palco solidário, projetos educativos, acessibilidade e democratização do acesso à arte, a Aventura consolida um ecossistema que transforma públicos, fortalece comunidades e impulsiona o desenvolvimento cultural brasileiro sob a liderança de Aniela Jordan, Giulia Jordan e Luiz Calainho.
Fale Conosco