Tecnologia e Inovação

Basf fornece materiais plásticos para carro elétrico BMW i3, agora disponível no Brasil

O primeiro carro de propulsão elétrica produzido em série pelo BMW Group.

Redação/ Assessoria
11/09/2014 17:16
Visualizações: 2030

 

A BASF fornece plásticos versáteis para muitos componentes inovadores do BMW i3, o primeiro carro de propulsão elétrica produzido em série pelo BMW Group, que chegou ao Brasil em setembro. Com sua ampla expertise em construção, a empresa deu apoio ao desenvolvimento de várias partes do carro, como os encostos dos bancos dianteiros, partes chave de reforço no corpo de fibra de carbono, e o banco traseiro tipo concha.
      “Trazendo toda nossa experiência em plásticos do negócio de Materiais de Performance, podemos oferecer soluções customizadas para consumidores inovadores tais como o BMW Group e seus fornecedores mundiais bem como fornecer apoio durante a construção de componentes, diz Raimar Jahn, responsável global de Materiais de Performance.
      “Com o BMW i3, o BMW Group deu um passo à frente para o futuro da indústria automotiva, e as soluções inteligentes da BASF contribuem muito para isso”.

A empresa química Basf fornece plásticos versáteis para muitos componentes inovadores do BMW i3, o primeiro carro de propulsão elétrica produzido em série pelo BMW Group, que chegou ao Brasil em setembro.

Com sua ampla expertise em construção, a empresa deu apoio ao desenvolvimento de várias partes do carro, como os encostos dos bancos dianteiros, partes chave de reforço no corpo de fibra de carbono, e o banco traseiro tipo concha.

“Trazendo toda nossa experiência em plásticos do negócio de Materiais de Performance, podemos oferecer soluções customizadas para consumidores inovadores tais como o BMW Group e seus fornecedores mundiais bem como fornecer apoio durante a construção de componentes, diz Raimar Jahn, responsável global de Materiais de Performance.

“Com o BMW i3, o BMW Group deu um passo à frente para o futuro da indústria automotiva, e as soluções inteligentes da BASF contribuem muito para isso”.

 

Encosto de banco feito de poliamida

O encosto do banco de motorista e dos passageiros é o primeiro componente estrutural revestido e moldado por injeção feito de poliamida a ter uma superfície visível e a ser usado no interior de um veículo.

 

Partes estruturais multifuncionais feitas de PBT 

O corpo de carbono do BMW i3 contém partes estruturais de tereftalato de polibutileno – PBT entre a concha interna e externa. O maior componente e o primeiro de sua categoria é o famoso componente integral localizado na área traseira entre as conchas de fibras de carbono.

Além de sua função de suportar cargas, ele também serve para manter as duas células da concha separadas e forma a abertura traseira para a janela lateral.

 

Concha do banco traseiro feita de fibras de carbono e matriz PU 

A concha autossustentável do banco traseiro é feita pelo sistema da BASF de poliuretano Elastolit®. Pela primeira vez em um veículo de produção de série, as fibras de carbono são combinadas com a matriz de poliuretano.

O componente integra uma variedade de funções tais como porta-copos e bandeja de armazenamento diminuindo o trabalho de montagem e peso.

 

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23