Biocombustíveis

Biocombustíveis podem fazer da América Latina 3º maior polo produtor de automóveis, afirma diretor da Anfavea

Redação/Assessoria
31/05/2019 09:30
Biocombustíveis podem fazer da América Latina 3º maior polo produtor de automóveis, afirma diretor da Anfavea  Imagem: Henry Joseph Junior, diretor técnico da Anfavea Visualizações: 1795

Os biocombustíveis são o maior trunfo do Brasil na corrida pela transição para a economia de baixo carbono, destacaram especialistas nesta quinta-feira (30/05), durante o lançamento da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, na Câmara dos Deputados.

O encontro foi marcado pelo simpósio "Caminhos sustentáveis: o Renovabio no Rota 2030", para discutir a interação entre as políticas de combustíveis e de produção de veículos.

O diretor técnico da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Henry Joseph Junior (foto), apontou que o investimento em engenharia para biocombustíveis pode abrir uma fronteira de mercado com tecnologia brasileira e tornar a América Latina a terceira maior região produtora de veículos, já que os combustíveis renováveis também fazem parte da história dos países vizinhos ao Brasil.

Embora países europeus estejam investindo na eletrificação para atender à demanda da população para reduzir emissões de poluentes e gases de efeito estufa, no Brasil, existem outras alternativas.

"A Europa não conta com outras possibilidades para descarbonizar os transportes. No Brasil, eletrificação não necessariamente é a melhor alternativa, já que temos os biocombustíveis", afirmou. Ele também lembrou que é necessário considerar como a anergia elétrica é produzida.

Institucional

Integração entre biocombustíveis

Durante a abertura do evento, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, lembrou sua participação no lançamento da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel na semana passada e celebrou as iniciativas em defesa dos biocombustíveis no Congresso Nacional.

Segundo Albuquerque, a consulta pública das metas nacionais de descarbonização da matriz de combustíveis no âmbito do Renovabio se encerra amanhã e o resultado deve ser levado ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em junho. O ministro também anunciou que o Comitê RenovaBio está em vias de ser restabelecido.

Lançada em 2016, a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) caminha para a fase final de regulamentação e sua implementação definitiva deve ocorrer até o ano que vem. Para o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), presidente da frente sucroenergética, o etanol, biodiesel, bioquerosene e biogás refletem a matriz de combustíveis diferenciada que o Brasil possui em relação ao mundo, o que pode nos colocar "na vanguarda da economia de baixo carbono".

Também foi destacada a importância da Ubrabio para a integração dos setores de biodiesel e etanol na formulação do RenovaBio.

O secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME, Márcio Félix, ressaltou a importância dessa integração afirmando que celebrará o Dia Mundial do Meio Ambiente na próxima semana em Natal-RN, durante o Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
Gás Natural
Leilão da PPSA traz competitividade à indústria nacional
22/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
21/10/26
Refino
Acelen assume naming rights e amplia presença da marca n...
21/10/26
Gás Natural
ANP adia audiência pública sobre o Gas Release para 19/11
21/10/26
Gás Natural
1º Leilão de Gás Natural da União tem 36 empresas habili...
20/10/26
BPC 2026
Eficiência, inovação e regulação dominam os debates hoje
20/10/26
ANP
Seminário da ANP debate desempenho da indústria de petró...
20/10/26
Biometano
White Martins amplia atuação em soluções energéticas com...
20/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
BPC 2026
Segurança energética e a nova onda da exploração
19/10/26
Evento
Brazilian Petroleum Conference (BPC 2026) começa na segu...
19/10/26
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
19/10/26
Resultado
Produção de petróleo da União marca 313 mil barris por d...
19/10/26
Biometano
Necta destaca avanço do biometano em São Paulo durante a...
19/10/26
Fiscalização
ANP e Senacon fiscalizam mercado de combustíveis para co...
16/10/26
Energia Nuclear
Relatório global aponta que apoio à energia nuclear supe...
16/10/26
Pessoas
Presidente da ABiogás integra a lista "As 100 Mulheres P...
16/10/26
Resultado
Petrobras alcança R$ 800 bilhões em valor de mercado e r...
16/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25