Setor Naval

BNDES negocia nova linha de crédito para fornecedores da Petrobras

Nova linha, estudada pelo BNDES Exim, tem por objetivo suprir pequenas e médias fornecedoras com capital de giro. Recursos seriam liberados como linhas para exportação.


01/06/2004 00:00
Visualizações: 368
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá criar uma nova linha de financiamento para as pequenas e médias fornecedoras de equipamentos para a área offshore. Discutida no âmbito do BNDES Exim, a agência da instituição voltada para financiamento às exportações, a linha é destinada ao suprimento de capital de giro principalmente das fornecedoras da Petrobras. A vinculação da linha ao BNDES Exim deve-se ao fato de a Petrobras adquirir plataformas e embarcações por meio da subsidiária Petrobras Netherlands, o que confere a condição de exportação ao fornecimento de peças e serviços.
As discussões para a nova linha de crédito, embora adiantadas, não têm prazo para conclusão. A iniciativa do BNDES resultou de um pedido dos fornecedores brasileiros, que têm encontrado dificuldade de honrar contratos com a Petrobras por conta do alto custo de capital de giro do país. Segundo um executivo do setor, por conta dessa dificuldade, não são raros os casos de empresas que atrasam ou encarecem encomendas. A essas empresas resta entupir as caixas de e-mails da diretoria da Petrobras com pedidos de antecipação de pagamento pelo serviço a ser prestado.
Executivos do BNDES não dão maiores detalhes das discussões ora em curso, mas lembram que o objetivo da nova linha é suprir os fornecedores com um crédito que seja mais barato que o atualmente disponível no mercado. Executivos do setor justificam que, por mais que se exija competitividade da indústria nacional, não há como cotar preços mais baratos que os ofertados por grupos estrangeiros com um custo de capital tão alto quanto o praticado no Brasil.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.