Exploração

BP e Rosneft fazem aliança estratégica

A estatal russa de petróleo Rosneft e a britânica British Petroleum (BP) anunciaram uma aliança estratégica pela qual a Rosneft passará a ter 5% das ações ordinárias da BP e a companhia britânica terá 9,5% da Rosneft. As duas empresas também concordaram em explorar e desenvolver conjuntam

Redação/ Agências
17/01/2011 09:25
Visualizações: 1107

A estatal russa de petróleo Rosneft e a britânica British Petroleum (BP) anunciaram uma aliança estratégica pela qual a Rosneft passará a ter 5% das ações ordinárias da BP e a companhia britânica terá 9,5% da Rosneft. As duas empresas também concordaram em explorar e desenvolver conjuntamente três blocos dos campos de petróleo no Mar de Kara, na plataforma continental da Rússia no Ártico.

 


A BP e a Rosneft concordaram ainda em estabelecer um centro de tecnologia para exploração de petróleo no Ártico, com sede  na Rússia, e em buscar oportunidades adicionais para cooperação internacional além de sua joint venture na área de refino Ruhr Oel, na Alemanha (que ainda está sujeita à conclusão da compra de 50% da Ruhr Oel, da venezuelana PDVSA, pela Rosneft).


Para a efetivação do acordo, a BP vai emitir cerca de 989 milhões de ações ordinárias para a Rosneft (avaliadas em US$ 7,8 bilhões pelo nível de fechamento desta sexta-feira em Londres) e a Rosneft vai transferir 1,01 bilhão de ações ordinárias para a BP.


"O acordo é histórico e prevê a cooperação para explorar uma região com potencial comparável ao do Mar do Norte britânico", disse Eduard Judainatov, presidente da estatal russa, em entrevista conjunta à imprensa ao lado de dirigentes da BP e autoridades de ambos os países.


Segundo o primeiro-ministro russo Vladimir Putin, citado por agências locais de imprensa, a troca de ações permitiria a ambos os grupos perfurar em conjunto, em busca de gás e petróleo, numa plataforma marítima do Ártico pertencente à Rússia e até agora totalmente preservada. "(...) São cifras importantes. Precisam ser confirmadas, mas são realistas", disse Putin.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.