iBEM26

Brasil diversifica sua matriz energética

Segunda edição de encontro internacional do setor será em março de 2026 e vai debater essa diversificação e integração das energias com foco na segurança energética

Redação TN Petróleo/Assessoria iBEM
15/10/2025 12:10
Brasil diversifica sua matriz energética Imagem: Divulgação iBEM Visualizações: 2194

O Brasil é referência mundial em diversidade, integração e eficiência energética e o Nordeste desponta como um dos principais polos de atração de investimentos nesse setor. Em setembro, o Brasil ampliou sua matriz elétrica nacional com 1,4 GW provenientes de energia renovável impulsionada por usinas solares, eólicas e pequenas centrais hidrelétricas, de acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Ainda segundo o órgão federal, ao longo de 2025, até o final de setembro, o país já havia somado 5.921,34 MW em novas unidades geradoras — entre fontes limpas e térmicas —, mantendo a tendência de expansão acelerada.

É nesse contexto de crescimento e investimentos externos que será realizada a segunda edição do iBEM – The International Meeting on Brazil’s Energy Market, no Centro de Convenções de Salvador, entre os dias 24 e 26 de março de 2026. É uma feira e conferência que reúne todos os setores de energia, conectando fontes renováveis, de transição e convencionais. É o ambiente ideal para fomentar novas políticas, sistemas e parcerias, impulsionar a inovação e moldar um futuro energético sustentável.

Totalmente gratuito, a programação do evento terá diversas atrações, como a Feira de Negócios, que reunirá empresas e instituições nacionais e internacionais, a conferência, que abordará os desafios atuais e futuros do setor de energia com foco na integração energética, além de uma Rodada de Negócios reunindo em agendamentos prévios, empresas compradoras e fornecedoras de produtos e serviços.

O iBEM26 também terá uma Arena Comercial, espaço para empresas apresentarem seus últimos produtos e serviços, e três arenas temáticas: uma voltada para ESG (com tópicos ambientais, sociais e de governança), outra de Inovação e uma terceira de Investimentos.

A programação inclui ainda um congresso acadêmico, voltado para projetos de P&D em energia por alunos, professores e pesquisadores, e uma seção técnica, espaço onde os profissionais de operações e manutenção apresentam suas melhores práticas e desafios tecnológicos.

Integram também o evento a iniciativa Talentos do Futuro, no qual empresas apresentam seus programas de estágio e processos de seleção e contratação, e as Visitas Técnicas, quando os participantes conhecem a realidade das diversas empresas de energia de Salvador e Região Metropolitana.

Na primeira edição o evento contou com a participação de representantes de 25 países e a expectativa dos organizadores é de que esse número seja superado devido ao sucesso do iBEM25. O público estimado é de 4 mil pessoas nos três dias de programação.

O iBEM26 é organizado por três empresas baianas do setor de energia: Austral, BrainMarket e Eolus. Acesse o site e confira mais informações.

Serviço:

iBEM26

Data: 24 a 26.03.2026

Local: Centro de Convenções de Salvador

Informações:

Site em português: www.ibemenergy.com/pt/home-2026-pt/

Site em inglês: www.ibemenergy.com

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Descarbonização
ABPIP e ANP debatem novas regras de descarbonização do m...
19/08/26
Navalshore
Sotreq leva a Navalshore 2026 soluções em peças, motores...
19/08/26
Diesel
Vibra lança o Supera Plus, o único diesel premium desenv...
19/08/26
Termelétrica
Eneva e GE Vernova iniciam operações na usina Azulão
19/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra 32ª edição com movimentação...
19/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Firjan
Panorama Naval no Rio de Janeiro destaca novo ciclo de o...
18/08/26
Gás Natural
Decisão judicial de São Paulo sobre taxa de fiscalização...
18/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.