Parceria

Brasil e UE acertam acordo para pesquisa em fusão nuclear

A Comunidade Europeia de Energia Atômica (Euratom) e o governo brasileiro acertaram nesta sexta-feira (5) os termos de um acordo na área de pesquisa em fusão nuclear que deverá ser assinado na próxima cúpula Brasil-União Europeia, em outubro, em Estocolmo.

Agência Lusa
08/06/2009 12:50
Visualizações: 707 (0) (0) (0) (0)

A Comunidade Europeia de Energia Atômica (Euratom) e o governo brasileiro acertaram nesta sexta-feira (5) os termos de um acordo na área de pesquisa em fusão nuclear que deverá ser assinado na próxima cúpula Brasil-União Europeia, em outubro, em Estocolmo.

 

"O Brasil interessa-nos, porque é um sócio muito importante dos pontos de vista técnico, tecnológico, científico e político", afirmou no sábado (6) o diretor da Euratom, Octavio Quintana, durante uma conferência de imprensa em Brasília.

 

O objetivo das pesquisas em fusão nuclear é encontrar uma forma mais rápida e eficaz para resolver a escassez energética no mundo e substituir os combustíveis fósseis.

 

"É como se uma banheira de água e uma pilha de lítio produzissem energia suficiente para uma família de quatro pessoas durante 30 anos", citou Quintana, destacando a importância da geração de energia limpa.

 

No lugar da divisão do átomo, assim como fazem as atuais centrais nucleares, que utilizam o processo da fissão nuclear, as pesquisas em fusão nuclear visam reproduzir as reações do sol, fundindo os núcleos atômicos.

 

"O acordo com a Euratom é um passo importante nas negociações para a entrada do Brasil no Reator Termonuclear Experimental Internacional (ITER)", um projeto para gerar energia limpa e barata, destacou o diretor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do ministério brasileiro das Relações Exteriores, Hadil da Rocha Vianna.

 

Participam no projeto ITER, além da União Europeia, os Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Índia, Japão e Rússia.

 

Segundo Vianna, o acordo de cooperação entre o Brasil e a Euratom foi negociado durante sete meses e engloba troca de informações científicas e técnicas, intercâmbio de cientistas e engenheiros, organização de seminários e realização de estudos e projetos.

 

O Brasil já possui duas pequenas máquinas de fusão nuclear - uma na Universidade de São Paulo e outra no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos, Estado de São Paulo.

 

Mas para que possa ingressar o projeto ITER, que visa construir um grande reator de fusão nuclear em Cadarache, no Sul de França, é necessário que o país construa antes um laboratório nacional em fusão nuclear, admitiu o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Odair Dias Gonçalves.

 

Este laboratório, orçado em R$ 10 milhões será criado ainda este ano em Cachoeira Paulista, a cerca de 200 quilômetros de São Paulo, devendo entrar em funcionamento dentro de um ano e meio.

 

Gonçalves salientou que o Brasil é um dos poucos países do mundo que não vivem hoje uma crise de energia mas constata-se que o país precisará de ter uma matriz energética mais diversificada a partir de 2040.

 

"O próximo passo, portanto, é mais investimentos na matriz nuclear brasileira", defendeu Odair Gonçalves.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 destaca competitividade do gás na...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas destaca avanços e interiorização do gás natural d...
25/07/25
Oferta Permanente
ANP aprova estudos do Projeto Calcita e pode dar origem ...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Mercado de gás natural é destaque no segundo dia do Serg...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Inovaren marca presença na SOGE – Sergipe Oil & Gas 2025
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae participa da abertura do Sergipe Oil&Gas 2025
24/07/25
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio para co...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe reforça protagonismo nacional no setor energétic...
24/07/25
Etanol de milho
Participação do etanol de milho cresce e ganha protagoni...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Avanço do Sergipe Águas Profundas e descomissionamento d...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Potencial de Sergipe na produção de óleo e gás é destaqu...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas tem participação no Sergipe Oil & Gas 2025 com fo...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Quarta edição do Sergipe Oil & Gas destaca Sergipe no me...
23/07/25
PD&I
ANP realiza workshop sobre Fundo de Investimento em Part...
23/07/25
Bacia de Campos
ANP aprova acordo de individualização da produção do pré...
23/07/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana impulsiona economia regional e gera...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Eneva celebra 5 anos do Hub Sergipe durante o Sergipe Oi...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae e rede Petrogas levam soluções e serviços de pequ...
22/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22