Petróleo

Brasil fabrica primeiras unidades hidráulicas para testes de umbilicais

Tecnologia simula em terra os movimentos sofridos no mar.

Revista TN Petróleo, redação com assessoria
02/05/2014 12:45
Brasil fabrica primeiras unidades hidráulicas para testes de umbilicais Imagem: Divulgação. Parker Hannifin Visualizações: 1718

 

O Brasil começou a fabricar unidades hidráulicas de grande porte para testes de umbilicais – equipamento utilizados em sistemas offshore de produção de petróleo. A Parker Hannifin, empresa especializada em soluções para movimento e controle, forneceu os componentes embarcados nas seis primeiras unidades produzidas, construídas e entregues pela Servotec - fabricante de sistemas hidráulicos do Grupo Hidrautini - para a GE Oil & Gas, no final de 2013. Até então, a única opção era importar o equipamento inteiro.
Estas unidades realizarão testes nestes equipamentos que são responsáveis por conduzir óleo hidráulico, ar comprimido, água e outras utilidades que possibilitam a extração de petróleo em águas profundas. Os cabos umbilicais estão sujeitos às mudanças do tempo e às ondulações do oceano. Devido a estas variáveis, precisam resistir tanto à flexão quanto ao tracionamento.
As unidades hidráulicas simulam em terra os movimentos que os cabos sofrerão em uma aplicação real na plataforma marítima. Esses testes ajudam a garantir a isenção de falhas no futuro, quando os cabos já estão em alto mar.
Idealizadas para fornecer potência aos blocos de controle e cilindros empregados nos testes, as unidades contam com reservatórios capazes de armazenar até mil litros de óleo hidráulico. Quatro delas podem trabalhar com pressão de até 210 bar (unidade de pressão), fornecendo vazão de mil litros/minuto (250 LPM litros cada). As outras duas fornecem vazão de 500 litros/minuto (250 LPM cada) a 320 bar.
O projeto foi desenvolvido de forma que os seis equipamentos possam ser utilizados tanto de forma independente quanto interligados, aplicando esforços para testes dinâmicos e estáticos em frequência de ciclagem de até 10Hz, totalizando 750 CV de potência instalada.
Dentre as tecnologias fornecidas pela Parker para estas unidades, estão filtros, válvulas de controle, conexões, mangueiras e bombas variáveis de pistões da série P2, estas últimas destinadas a aplicações que envolvem movimentação.

O Brasil começou a fabricar unidades hidráulicas de grande porte para testes de umbilicais – equipamento utilizados em sistemas offshore de produção de petróleo. A Parker Hannifin, empresa especializada em soluções para movimento e controle, forneceu os componentes embarcados nas seis primeiras unidades produzidas, construídas e entregues pela Servotec - fabricante de sistemas hidráulicos do Grupo Hidrautini - para a GE Oil & Gas, no final de 2013. Até então, a única opção era importar o equipamento inteiro, que chega no Brasil com preço final de cerca de US$ 15 mil. Agora, com a produção nacional, o índice de conteúdo local chega a 80%.

Estas unidades são responsáveis por fornecer a energia necessária para a realização dos testes nos equipamentos que conduzem óleo hidráulico, ar comprimido, água e outras utilidades para a extração de petróleo em águas profundas. Os cabos umbilicais estão sujeitos às mudanças do tempo e às ondulações do oceano. Devido a estas variáveis, precisam resistir tanto à flexão quanto ao tracionamento.

As unidades hidráulicas simulam em terra os movimentos que os cabos sofrerão em uma aplicação real na plataforma marítima.
Idealizadas para fornecer potência aos blocos de controle e cilindros empregados nos testes, a tecnologia possui reservatórios capazes de armazenar até mil litros de óleo hidráulico. Quatro delas podem trabalhar com pressão de até 210 bar (unidade de pressão), fornecendo vazão de mil litros/minuto (250 LPM litros cada). As outras duas fornecem vazão de 500 litros/minuto (250 LPM cada) a 320 bar.

O projeto foi desenvolvido de forma que os seis equipamentos possam ser utilizados tanto de forma independente quanto interligados, aplicando esforços para testes dinâmicos e estáticos em frequência de ciclagem de até 10Hz, totalizando 750 CV de potência instalada.

Dentre as tecnologias fornecidas pela Parker para estas unidades, estão filtros, válvulas de controle, conexões, mangueiras e bombas variáveis de pistões da série P2, estas últimas destinadas a aplicações que envolvem movimentação.

 

*A nota foi alterada para correção de informação, no dia 20/05/2014, às 10h33.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.