Ampliação

Brasil pretende apoiar exportações de 5.200 microempresas

O Brasil pretende introduzir 5.200 micro e pequenas empresas (MPE) no comércio internacional até 2010, informou à Agência Lusa uma fonte do departamento estatal responsável pelo apoio a este segmento empresarial.

Agência Lusa
08/07/2009 15:11
Visualizações: 269 (0) (0) (0) (0)

O Brasil pretende introduzir 5.200 micro e pequenas empresas (MPE) no comércio internacional até 2010, informou à Agência Lusa uma fonte do departamento estatal responsável pelo apoio a este segmento empresarial.

 

“A meta é ampliar o número de indústrias do segmento que representam 2,4% do total exportado pelo país”, disse Marta Campêlo, consultora de comércio exterior do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro Pequenas Empresas (Sebrae) no Ceará.

 

Das três milhões de companhias exportadoras do Brasil, menos de 13 mil são micro e pequenas empresas, segundo o Sebrae, que está desenvolvendo programa para o setor.

 

Um estudo encomendado pela entidade à Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) revela que as regiões Sul e Sudeste do Brasil concentram 95% das MPE exportadoras, com 82% do valor comercializado.

 

São Paulo lidera com 47%, seguido por Rio Grande do Sul (16,2%) e Minas Gerais (8,6%).

 

No Nordeste, Ceará e Bahia aparecem com 1,4% e 1,2%, respectivamente, de acordo com o estudo, apoiado em dados de 1998 a 2006, enquanto na região Norte, o Pará responde por 1,9% do total.

 

A ideia do Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas, já desenvolvido nos estados do Rio e Janeiro e Espírito Santo e que agora chega ao Ceará, é ampliar a participação do segmento no mercado externo “de forma sustentável”.

 

“Ao estimular o ingresso no mercado internacional, também tornamos as empresas mais competitivas no mercado interno”, afirmou Campêlo.

 

Conduzido em parceria com entidades de comércio exterior, o programa prevê cursos, consultorias de comércio exterior e tecnológica, prospecção de mercados na África, Estados Unidos e Europa, além de facilitar a participação das empresas em missões, feiras e rodadas de negócios.

 

“O nosso objetivo maior é atingir países de língua portuguesa”, disse Campêlo, também gerente local do programa, ao adiantar que a expectativa é capacitar 90 micro e pequenas empresas no Ceará.

 

Neste Estado, as ações incluem os setores de artesanato, confeções, móveis, gráfico e embalagens, cosméticos, petróleo e gás, piscicultura, apicultura, com expectativa de aumentar em 10% a participação no comércio internacional.

 

“Esse índice está dentro da meta do governo federal de ampliar a base das empresas exportadoras brasileiras”, assinalou Campêlo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Hidrogênio Verde
Complexo do Pecém (CE) abriga os primeiros projetos de h...
18/09/25
Energia Eólica
Parceria inovadora entre Petrobras, WEG e Statkraft colo...
18/09/25
Apoio Offshore
Omni Unmanned e SwissDrones concluem teste de UAV em pla...
18/09/25
Estudo
Cultura de inovação promove competitividade, sustentabil...
18/09/25
Contrato
OceanPact assina contratos com a Petrobras para monitora...
18/09/25
Meio Ambiente
Projeto piloto que vai capturar e armazenar 100 mil tone...
17/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
OTC Brasil 2025
Excelência do Petróleo e Gás Brasileiro é Reconhecida no...
17/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Bacia de Campos
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Tri...
17/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23