Petroquímica

Braskem fecha acordo de bioaditivo com Sojitz

Invest News
19/02/2009 19:52
Visualizações: 784 (0) (0) (0) (0)

A Braskem assinou um contrato de longo prazo com a Sojitz Corporation para o fornecimento de ETBE (Ethyl Tertiary-Butyl Ether), um bioaditivo automotivo. O contrato envolve um volume de 120 mil toneladas ao longo de três anos. O ETBE é produzido pela mistura de etanol (43%) com isobuteno (57%). No mundo todo, cresce a tendência de usá-lo como substituto do MTBE (Methyl Tertiary-Butyl Ether), um elevador de octanagem na gasolina, devido às características ambientais mais favoráveis, e adequadas às exigências normativas atuais, impactando também na redução de CO2.

 

No Japão, a introdução de combustíveis derivados de biomassa foi estimulada pela assinatura do Protocolo de Kyoto. Começando em 2010, a indústria japonesa de petróleo planeja a colocação de 840 mil m³ de ETBE por ano. Na Europa, aproximadamente 4 milhões de toneladas de ETBE já estão sendo comercializados anualmente. A Sojitz começará a vender o ETBE a partir de 2009 e a meta é expandir esses volumes, visando a atender os mercados japonês e europeu.

 

"Acredito que esse acordo com a Sojitz revela a disposição das duas empresas em explorar e desenvolver as novas fronteiras e mercados dos biocombustíveis, utilizando a experiência e conhecimento da Sojitz no mercado asiático", afirma Jorge Augusto Carmelo, responsável pela área de desenvolvimento de negócios da Unidade de Insumos Básicos.

 

Atualmente, são produzidas, no Polo de Triunfo (RS), 160 mil toneladas anuais de ETBE. Em 2008, a empresa anunciou o investimento de R$ 100 milhões na unidade de Camaçari (BA), para converter a produção de MTBE em EBTE. Quando o projeto estiver concluído, no segundo semestre deste ano, a Braskem terá capacidade para produzir 330 mil toneladas de ETBE anualmente.

 

Os Estados Unidos e a Europa eram os principais destinos para onde a Braskem direcionava sua produção de MTBE. "A Braskem, antecipando-se à tendência mundial dos biocombustiveis, que se torna mais relevante a partir do banimento do MTBE do mercado americano, iniciou a conversão das suas Unidades Industriais, em Camaçari, visando poder fornecer ETBE aos mercados europeu e asiático já neste ano."

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
PD&I
RCGI-USP avança em célula a combustível que opera direto...
12/09/25
São Paulo
Em seu terceiro dia, FIEE debate eficiência, flexibilida...
12/09/25
Energias Renováveis
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de ...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Evento recebeu cerca de 11 mil visitantes, um cresciment...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Shape Digital apresenta ao setor de óleo e gás mais uma ...
12/09/25
Paraná
Compagas lidera avanços no mercado livre de gás
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Projetos offshore ampliar segurança energética no Brasil...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Mulheres no Midstream: painel reúne histórias inspirador...
11/09/25
PPSA
Com 176,5 mil bpd, produção de petróleo e gás natural da...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Exposição da Rio Pipeline 2025 destaca inovações em ener...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Tanacas comemora 25 anos com lançamento do Retificador I...
11/09/25
Produção
Produção de petróleo e gás natural da União alcançam nov...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Brasil e Argentina estão próximos de acordo sobre comérc...
11/09/25
Combustíveis
Diesel fica mais caro em agosto na comparação com julho,...
11/09/25
São Paulo
FIEE 2025 mostra que mobilidade elétrica conecta indústr...
11/09/25
Refino
Petrobras produz SAF com conteúdo renovável na Revap
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Novo duto com 2 mil km para atender ao agronegócio do Ce...
11/09/25
Biocombustível
OceanPact e Vast Infraestrutura iniciam testes com bioco...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
ITP Brasil apresenta soluções de engenharia de alta perf...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Panorama dos investimentos em infraestrutura de dutos e ...
10/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23