Petroquímica

Braskem redireciona foco para o gás na produção de polímeros

Redação TN Petróleo/Assessoria Braskem
28/02/2025 06:52
Braskem redireciona foco para o gás na produção de polímeros Imagem: Wanezza Soares/Braskem Visualizações: 1850

A petroquímica brasileira Braskem anunciou um aumento de 220.000 toneladas métricas (t)/ano na capacidade de sua planta petroquímica no Rio de Janeiro, visando etileno e polietileno, como parte da iniciativa de eficiência "switch to gas". A empresa aumentará o uso de etano doméstico da Petrobras e reduzirá o uso de nafta, menos competitiva devido aos custos mais altos. O CEO, Roberto Ramos (foto), informou a autorização de R$ 233 milhões ($40 milhões) para estudos de engenharia e um contrato de fornecimento de etano de longo prazo com a Petrobras, acelerando o investimento financiado pelos recursos do REIQ, regime especial de impostos que expira no final de 2026.

Ramos mencionou a expectativa de um prolongado ciclo de baixa no setor petroquímico, devido ao excedente de capacidades ao redor do mundo. O excedente forçou um aumento das importações de polímeros no Brasil, o que reduziu a participação da Braskem no mercado local de cerca de 60pc para pouco mais de 40pc nos últimos dois anos. Para mitigar esse cenário, a Braskem anunciou iniciativas estratégicas como racionalização de ativos, tarifas de importação mais altas e investigações antidumping contra polietileno dos EUA e Canadá, e estuda pedir investigações contra importações de polipropileno da China. No quarto trimestre de 2024, a Braskem reportou uma perda líquida de $2,2 bilhões, comparado a uma perda de $935 milhões em 2023. As vendas de resinas no mercado interno foram estáveis em 3,34 milhões de toneladas métricas (t) em 2024, enquanto a taxa média de utilização das plantas domésticas foi de 72pc, um ponto percentual acima de 2023.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Gás Natural
Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de "hub do gás" e...
27/01/26
Combustíveis
Petrobras reduz preços de gasolina em 5,2% para distribu...
26/01/26
Brasil-Alemanha
PMEs Go Green realiza ciclo de workshops gratuitos com f...
26/01/26
Etanol
Hidratado registra valorização no mercado semanal e diário
26/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Petrobras
Alta eficiência amplia refino e aumenta produção de comb...
22/01/26
Combustíveis
IBP: Decisão da ANP garante segurança de abastecimento e...
22/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.