Portos

Brito mudará regras de funcionamento do Cenep

<P>O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, vai aproveitar sua vinda a Santos, na próxima segunda-feira, para anunciar mudanças na Portaria nº 26 da SEP, que determina as normas de funcionamento dos centros de treinamento portuários do País.</P><P>A revisão é nece...

A Tribuna - SP
26/10/2008 22:00
Visualizações: 1182

O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, vai aproveitar sua vinda a Santos, na próxima segunda-feira, para anunciar mudanças na Portaria nº 26 da SEP, que determina as normas de funcionamento dos centros de treinamento portuários do País.

A revisão é necessária para impedir que profissionais não cadastrados no Órgão Gestor de Mão-de-Obra (Ogmo), mas eventualmente habilitados por essas unidades de qualificação profissional, possam pleitear o direito de atuar como trabalhadores avulsos nos portos brasileiros.

Oficialmente, Brito virá à região para inaugurar as instalações do Centro de Excelência Portuária (Cenep) de Santos, a primeira unidade voltada ao treinamento da mão-de-obra do setor no Brasil.

O ministro deve chegar à Cidade por volta das 14 horas, para a entrega da sede do Cenep, onde serão dadas as aulas da entidade. Ele também irá ministrar a aula magna do curso de Aperfeiçoamento e Experiência Profissional.

O Centro de Excelência funcionará em quatro salas do antigo restaurante portuário, no mesmo prédio que abriga o posto de escala do Ogmo, na Avenida Mario Covas (antiga Avenida dos Portuários), na esquina com a Avenida Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6), na Ponta da Praia.

Durante a solenidade de inauguração, o ministro deverá anunciar alterações especificamente no artigo 3º da Portaria 26, publicada em março último. A regra preocupa principalmente os trabalhadores portuários avulsos, temerários de que qualquer cidadão possa se qualificar e disputar o trabalho nos portos.

O texto do artigo diz que a formação, o treinamento e a capacitação realizados pelos CTP/Cenep terão força de habilitação profissional do trabalhador portuário em todo o território nacional, qualificando-o como tal, independentemente de outros treinamentos, habilitações e formações profissionais promovidos pelos Órgãos Gestores de Mão-de-Obra.

AGENDA

Durante a inauguração das ins- talações do Cenep, o ministro será homenageado pela Câmara de Santos. Ele receberá uma placa de honra ao mérito por ter indicado o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos da Cidade, Sérgio Aquino, à presidência do Conselho de Autoridade Portuária.

Brito voltará a Brasília somente no final da tarde.

Parceria

O ministro Pedro Brito e o vice-ministro de Transportes alemão, Matthias Von Randow, assinaram ontem, na Alemanha, um protocolo de intenções bilateral para ampliar e aprofundar a cooperação entre as duas nações nas áreas portuária e logística. O acordo prevê a troca de informações sobre planejamento e dragagem, entre outras questões.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Descarbonização
ABPIP e ANP debatem novas regras de descarbonização do m...
19/08/26
Navalshore
Sotreq leva a Navalshore 2026 soluções em peças, motores...
19/08/26
Diesel
Vibra lança o Supera Plus, o único diesel premium desenv...
19/08/26
Termelétrica
Eneva e GE Vernova iniciam operações na usina Azulão
19/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra 32ª edição com movimentação...
19/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Firjan
Panorama Naval no Rio de Janeiro destaca novo ciclo de o...
18/08/26
Gás Natural
Decisão judicial de São Paulo sobre taxa de fiscalização...
18/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana bate recorde de países visitantes e...
17/08/26
Etanol
Aprovação do PLP 114 representa avanço para o setor de e...
17/08/26
Combustíveis
Etanol encerra a semana em alta, com forte recuperação d...
17/08/26
Margem Equatorial
Poço Morpho: Petrobras descobre hidrocarbonetos em águas...
15/08/26
Fenasucro
Necta destaca biometano como alternativa ao diesel duran...
14/08/26
Fenasucro
Binatural defende ampliação do uso de biodiesel em setor...
14/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Fenasucro
Do biobunker ao biometano, bioenergia avança sobre novos...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Evento
IBP discute os impactos da tecnologia e inovação no futu...
14/08/26
Premiação
Tereos é destaque no prêmio MasterCana com projetos de i...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.