Logística

Bunker One e Acelen aproximam-se da marca de 50 embarcações abastecidas nos três primeiros meses de atuação na Baía de São Marcos

Para 2024, expectativa é de crescimento de até 50% nas operações. Atividade já causa impactos positivos nos negócios da região e na economia do estado do Maranhão

Redação TN Petróleo/Assessoria
22/12/2023 11:04
Bunker One e Acelen aproximam-se da marca de 50 embarcações abastecidas nos três primeiros meses de atuação na Baía de São Marcos Imagem: Divulgação Visualizações: 1360 (0) (0) (0) (0)

A parceria entre a Bunker One e a Acelen para abastecimento de embarcações na área de fundeio da Baía de São Marcos (MA) completa os três primeiros meses com sucesso. Até o fim deste mês, 50 grandes cargueiros e petroleiros devem ser abastecidos na localidade, o que confirma a importância estratégica da operação e o potencial da região, que vem registrando aumento em todos os terminais do complexo portuário. Para 2024, a expectativa é de um crescimento entre 40% e 50% no total de abastecimentos. 

"É a confirmação do sucesso da nossa parceria com a Acelen, que proporcionou a cobertura de uma área geográfica extremamente estratégica e com uma forma única de atuação. Estamos certos de que a demanda de abastecimento na região vai crescer de forma significativa no ano que vem", afirma Flavio Ribeiro, CEO da Bunker One Brasil, empresa líder na comercialização de combustíveis marítimos.

"É importante destacar que a operação segue em regime permanente e em ascensão. Hoje, 15% de nossa produção está destinada ao bunker Brasil, e estamos buscando dobrar esse número. Manteremos nosso foco em produzir e entregar o melhor produto ao cliente, ampliando a competitividade ao abastecimento de bunker, que, por consequência, impacta positivamente na economia de São Luís do Maranhão," disse Cristiano da Costa (foto), vice-presidente Comercial, Trading e Shipping da Acelen, empresa de energia gestora da maior refinaria produtora desse tipo de combustível no país.

Um dos destaques da nova operação é o fornecimento a navios que não teriam escala programada na Baía de São Marcos e passaram a planejar paradas estratégicas na região exclusivamente para abastecimento. Conhecido como bunker-only calls, esse procedimento representa 15% do volume abastecido até o momento. O abastecimento na área de fundeio é uma alternativa logística atraente e eficiente, pois possibilita que o fornecimento de combustível não interfira nas operações de carga e descarga nos terminais, otimizando o tempo de espera com redução de custos e das taxas portuárias.

"Já nesses três primeiros meses, sentimos uma mudança significativa no entorno. A atividade portuária aumentou, o que trouxe novos negócios para as empresas que atuam no local, como agências marítimas e prestadoras de serviços, e gerou mais empregos. Percebemos que o número de contratações foi maior que nos últimos anos, o que, claro, também gera um impacto positivo para a economia de todo o estado", diz Lidia Pflueger, presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Maranhão (Syngamar).

Sobre a Bunker One - A Bunker One é subsidiária do grupo dinamarquês Bunker Holding, líder global no fornecimento e comercialização de combustíveis marítimos, com cerca de 15% de marketshare global. Com mais de 60 escritórios em 32 países, a Bunker Holding opera globalmente e atua como physical supplier por meio da Bunker One. No Brasil, a empresa é a única fornecedora de combustíveis marítimos com controle de todas as etapas da operação, oferecendo experiência local e cobertura global. Saiba mais em https://bunkerone.com/

Sobre a Acelen - A Acelen é uma empresa de energia proprietária da Refinaria de Mataripe e seus ativos logísticos na Bahia. A companhia foi criada pela Mubadala Capital, subsidiária de gestão de ativos da Mubadala Investment Company. A Acelen tem como propósito ser um agente da evolução do novo cenário brasileiro de energia. A empresa prioriza a excelência operacional, com foco em um mundo mais sustentável, empenhada em participar ativamente da transição energética no país. Saiba mais em https://acelen.com.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio de Janeiro
Porto do Rio completa 115 anos com melhorias na infraest...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Brandend Content
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
17/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
Resultados
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
Exportação
Firjan manifesta grande preocupação com o anúncio de tar...
10/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
08/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Royalties
Valores referentes à produção de abril para contratos de...
27/06/25
Leilão
PPSA espera uma arrecadação potencial de R$25 bilhões n...
25/06/25
Transpetro
Transpetro reforça investimentos em frota, eficiência e ...
25/06/25
Leilão
PPSA divulga Limite Mínimo de Preço para o 5º Leilão de ...
24/06/25
Comemoração
Porto de Niterói celebra 100 anos de história e destaque...
24/06/25
PPSA
Com 6,36 milhões de m³ por dia em abril, produção de gás...
20/06/25
IBP
Leilão da 5ª Oferta Permanente tem bônus recorde
20/06/25
PPSA
10 empresas são habilitadas para disputar 74,5 milhões d...
18/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.