Pré-Sal

Câmara vai criar quatro comissões especiais para analisar projetos do pré-sal

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer (PMDB-SP), informou ontem (1º) que serão criadas quatro comissões especiais para a análise dos quatro projetos de lei do Poder Executivo que tratam do marco regulatório do pré-sal.

Agência Brasil
02/09/2009 06:56
Visualizações: 708

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer (PMDB-SP), informou ontem (1º) que serão criadas quatro comissões especiais para a análise dos quatro projetos de lei do Poder Executivo que tratam do marco regulatório do pré-sal.

Embora o envio dos projetos à Câmara tenha sido anunciado na segunda-feira (31), até por volta das 20h de hoje, as propostas não tinham chegado à Casa.

A decisão de criar as comissões especiais foi tomada na noite de hoje, depois que Temer recebeu da assessoria da Mesa da Câmara uma análise técnica e prévia das propostas do Executivo. Essa análise, segundo a assessoria da Presidência da Câmara, foi feita com base nos textos dos projetos divulgados.

A criação de comissões especiais para análise de matérias ocorre quando a proposta teria que ser encaminhada para análise de mais de três comissões técnicas da Câmara, ou seja, de, no mínimo, quatro comissões técnicas. Segundo a assessoria da Câmara, esse é o caso dos quatro projetos do marco regulatório do pré-sal.

Essas comissões normalmente são compostas de 17 a 22 deputados, que são indicados pelos líderes partidários. O número de representantes de cada comissão segue a proporcionalidade do tamanho das bancadas partidárias. Ou seja, os maiores partidos têm mais integrantes em cada comissão. Consequentemente, a base governista terá a maioria dos integrantes em cada uma dessas comissões especiais.

A criação das comissões é feita pelo presidente da Câmara após receber oficialmente os projetos de lei. Como os projetos estão com urgência constitucional, Michel Temer tem pressa na criação das comissões, que vão debater o mérito das matérias. A urgência constitucional estabelece que se os projetos não forem votados em até 45 dias, eles começam a trancar a pauta de votações da Casa em que estiverem tramitando.

Transcorridos os 45 dias, se a comissão especial que estiver analisando um determinado projeto não concluir seu trabalho, automaticamente a matéria é encaminhada à discussão e votação no plenário da Câmara.

Para cada comissão especial, será eleito um presidente e o respectivo vice. O presidente indica o relator da matéria, que vai relatar o projeto na discussão e votação no plenário da Câmara. A escolha dos presidentes, dos vices e dos relatores de cada comissão é amplamente debatida e negociada pelos líderes partidários, antes da definição pelos parlamentares.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
Oil States destaca integração entre engenharia, fabricaç...
23/09/26
ROG.e 2026
Mayekawa apresenta soluções para óleo, gás e energia na ...
23/09/26
Negócios
Avanço acompanha expansão da cadeia de petróleo e gás e ...
23/09/26
ROG.e 2026
A energia inteligente no poço
23/09/26
ROG.e 2026
IBP lança caderno de Projetos e Iniciativas de Responsab...
23/09/26
ROG.e 2026
Gigantes do setor e produtores independentes aceleram pr...
22/09/26
ROG.e 2026
PPSA publica pré-edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
22/09/26
ROG.e 2026
Porto do Açu e Perenco Brasil assinam acordo para primei...
22/09/26
ABPIP
ABPIP terá programação própria de debates durante a ROG....
22/09/26
Brandend Content
Brasil Aços amplia estoque de tubos de aço carbono NACE...
22/09/26
ROG.e 2026
MODEC debate desafios para um offshore mais eficiente na...
22/09/26
ROG.e 2026
Cladtek foi selecionada para desenvolver tecnologia que ...
22/09/26
ROG.e 2026
Abertura da ROG.e 2026 destaca transição energética just...
22/09/26
ROG.e 2026
Lideranças globais apontam Brasil como polo de estabilid...
22/09/26
ROG.e 2026
Firjan marca presença na abertura da ROG.e 2026 e firma ...
22/09/26
ROG.e 2026
ABB apresenta na ROG.e 2026 portfólio integrado para ope...
22/09/26
ROG.e 2026
Vallourec apresenta novas tecnologias que respondem aos ...
22/09/26
ROG.e 2026
Grupo Forship consolida liderança nacional em O&M (opera...
21/09/26
Brandend Content
Integridade de ativos offshore: como a integração entre ...
21/09/26
BOGE 2027
Bahia Oil & Gas Energy 2027 conecta negócios, inovação e...
21/09/26
Brandend Content
Descoberta e confiança: os dois tempos da venda industrial
21/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25