Pré-Sal

Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exportação de gás natural

Pela primeira vez, marca supera 10 milhões de m³/d em um mês.

Redação TN Petróleo/Agência Petrobras
26/08/2026 14:26
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exportação de gás natural Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 832

Pela primeira vez em sua história, o campo de Búzios superou a marca de 10 milhões de m³/d de exportação média de gás natural em um mês. O resultado de 10,8 milhões de m³/d alcançado em julho consolida a trajetória de crescimento do campo e reforça a confiabilidade operacional de suas plataformas na entrega contínua de gás ao mercado brasileiro.

O recorde mensal anterior era de março de 2026, com 9,1 milhões de m³/d. A marca atual veio acompanhada também por um novo recorde de exportação diária. Em 6 de agosto, Búzios atingiu 14,1 milhões de m³/d, superando a marca anterior de 13,9 milhões de m³/d, registrada em julho.

Em julho de 2024, a exportação média diária do campo era de 4,7 milhões de m³/d. Desde então, a entrada em operação da Rota 3 e a implementação de novos projetos vêm sustentando o crescimento contínuo da exportação de gás em Búzios.

O ganho não decorre da entrada de novos sistemas de produção, mas da otimização das unidades já existentes. Entre as principais iniciativas está o programa de modernização das plantas de tratamento de gás das plataformas P-74, P-75, P-76 e P-77, com a substituição das membranas de remoção de CO₂. Iniciado em 2025 e em fase final de implantação, o projeto elevou a capacidade de exportação dessas unidades de cerca de 1,5 milhão para 3 milhões de m³/d por plataforma, com potencial para atingir patamares ainda superiores após ajustes complementares de processo. O FPSO Almirante Barroso também contribui para os resultados alcançados.

A expansão da capacidade de exportação de gás continuará nos próximos anos, com a entrada em operação dos sistemas previstos para as plataformas P-78 e P-79 até 2027. Ao final do desenvolvimento do campo, das 12 plataformas planejadas, oito contarão com capacidade de exportação de gás, incluindo a unidade Búzios 12, com início de operação previsto para 2032 e capacidade estimada de 5,5 milhões de m³/d.

Os resultados reforçam a relevância crescente de Búzios não apenas como um dos maiores ativos produtores de petróleo do país, mas também como um dos principais pilares da oferta de gás natural ao mercado brasileiro, combinando ganhos contínuos de capacidade, eficiência operacional e monetização do gás associado.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Leilão
Neoenergia arremata lotes 1 e 7 em Leilão de Transmissão...
30/10/26
SOG 2027
Sergipe Oil & Gas 2027 apresenta nova estrutura e amplia...
30/10/26
Margem Equatorial
Mais uma descoberta de petróleo em águas ultra profundas...
30/10/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
Energia Elétrica
Abraceel inaugura autorregulação para reforçar segurança...
27/10/26
Mato Grosso
Além do agro, Sinop amplia espaço para serviços e novos ...
26/10/26
Pré-Sal
PPSA realiza 10º Leilão Spot na próxima quarta-feira
26/10/26
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.