Pré-Sal

Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão e 100 mil bpd

Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, é o maior campo em produção e em volume de reservas do Brasil.

Redação TN Petróleo/Agência Petrobras
25/06/2026 08:59
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão e 100 mil bpd Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1203

campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, atingiu, nesta terça-feira (23/6), a produção média diária recorde de 1 milhão e 100 mil barris de petróleo por dia, superando a marca de 1 milhão, alcançada em outubro de 2025.
 
Maior campo do país em produção e em volume de reservas, Búzios é responsável por cerca de ⅓ de toda a produção de petróleo operada pela Petrobras no Brasil (incluindo parceiros). Se considerada apenas a parcela que cabe à companhia (WI), o campo representa quase metade da produção da Petrobras.  
 
"Esse recorde marca uma importante fase de aceleração da produção em Búzios, que vai crescer ainda mais. Seguimos conectando novos poços e aumentando a produção nas plataformas P-78 e P-79. Búzios é o mais promissor campo da Petrobras e vai quebrar recorde sobre recorde", disse Magda Chambriard, presidente da Petrobras. 

Oito plataformas

Búzios produz por meio de oito unidades: P-74, P-75, P-76, P-77, P-78, P-79 e os FPSOs Almirante Barroso e Almirante Tamandaré, a maior em capacidade de produção do país com 270 mil barris/dia. 
 
As plataformas P-78 e P-79, as duas últimas a chegarem ao campo, estão em processo de aceleração da produção, para alcance de suas capacidades máximas (ramp up), de 180 mil barris de petróleo por dia. 
 
No total, vão operar no campo de Búzios 12 FPSOs. Ainda estão em construção os FPSOs P-80, P-82 e P-83; e, em licitação, a unidade Búzios 12.
 
"Temos conseguido acelerar a produção em Búzios e contribuir para o alcance de recordes como esse por meio de estratégias de gestão, engenharia e tecnologias inovadoras, que permitem a antecipação da saída das unidades dos estaleiros e sua chegada mais cedo ao campo, também preparado antecipadamente para recebê-las", destaca a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi.  

O gigante Búzios

Maior do país em reservas, o campo de Búzios possui os poços mais produtivos do país, localizados a mais de 2 mil metros de profundidade no leito marinho. 
 
A espessura de seu reservatório tem a altura do Pão de Açúcar – e sua extensão corresponde a mais que o dobro da Baía de Guanabara. 
 
“Os poços de Búzios têm altíssima produtividade devido à qualidade da rocha reservatório e sua elevada espessura. É uma rocha com alta permo-porosidade e com óleo de elevado grau API, o que favorece o alto fluxo de óleo da rocha para o poço”, explica a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos.
 
A permo-porosidade é a combinação das propriedades porosidade e permeabilidade, associadas à capacidade de uma rocha ou solo de armazenar e transmitir fluidos como óleo ou gás. 
 
Búzios é o segundo campo da Petrobras a superar a marca de produção de 1 milhão de barris por dia. O primeiro foi Tupi, também no pré-sal da Bacia de Santos. 
 
consórcio de Búzios é composto pela Petrobras (operadora), pelas empresas parceiras chinesas CNOOCCNODC, e pela PPSA, empresa gestora dos contratos de partilha da produção.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
SLB celebra 80 anos no Brasil na ROG.e 2026 e destaca av...
17/09/26
ROG.e 2026
ANP participará de evento que reúne o setor de energia
17/09/26
ROG.e 2026
BRAVA Energia consolida presença na ROG.e 2026 com desta...
17/09/26
ROG.e 2026
IATI leva dez tecnologias desenvolvidas em Pernambuco à ...
17/09/26
ANP
Oferta Permanente: divulgadas as sequências das ofertas ...
17/09/26
Petroquímica
Braskem registra recorde histórico de produção de propen...
17/09/26
ROG.e 2026
Eficiência energética com redução de consumo de diesel é...
17/09/26
ROG.e 2026
M&O e Belga Marine apresentam soluções globais para ener...
17/09/26
ROG.e 2026
IBP e OPITO promovem experiência imersiva e gamificada p...
17/09/26
ROG.e 2026
Amapá leva estratégia de atração de investimentos para a...
17/09/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas dos Campos de B...
16/09/26
ROG.e 2026
ICONIC reforça atuação na cadeia de óleo, gás e energia ...
16/09/26
Mato Grosso do Sul
Bio Energy Summit colocou bioenergia de MS no centro dos...
16/09/26
Internacional
Petrobras assina contrato de longo prazo para compra e v...
16/09/26
ROG.e 2026
Tenaris promove painéis sobre formação técnica e soluçõe...
16/09/26
Resultado
Tecnogera cresce 59% nos principais segmentos atendidos ...
16/09/26
Negócios
Vallourec conquista importante contrato com a Subsea7 pa...
16/09/26
ROG.e 2026
ICONIC reforça atuação na cadeia de óleo, gás e energia ...
16/09/26
ROG.e 2026
Equinor celebra 25 anos de presença no Brasil e apresent...
15/09/26
ROG.e 2026
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
15/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 deve movimentar R$ 593 milhões na economia do...
14/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25