Pré-Sal

Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão e 100 mil bpd

Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, é o maior campo em produção e em volume de reservas do Brasil.

Redação TN Petróleo/Agência Petrobras
25/06/2026 08:59
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão e 100 mil bpd Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 86

campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, atingiu, nesta terça-feira (23/6), a produção média diária recorde de 1 milhão e 100 mil barris de petróleo por dia, superando a marca de 1 milhão, alcançada em outubro de 2025.
 
Maior campo do país em produção e em volume de reservas, Búzios é responsável por cerca de ⅓ de toda a produção de petróleo operada pela Petrobras no Brasil (incluindo parceiros). Se considerada apenas a parcela que cabe à companhia (WI), o campo representa quase metade da produção da Petrobras.  
 
"Esse recorde marca uma importante fase de aceleração da produção em Búzios, que vai crescer ainda mais. Seguimos conectando novos poços e aumentando a produção nas plataformas P-78 e P-79. Búzios é o mais promissor campo da Petrobras e vai quebrar recorde sobre recorde", disse Magda Chambriard, presidente da Petrobras. 

Oito plataformas

Búzios produz por meio de oito unidades: P-74, P-75, P-76, P-77, P-78, P-79 e os FPSOs Almirante Barroso e Almirante Tamandaré, a maior em capacidade de produção do país com 270 mil barris/dia. 
 
As plataformas P-78 e P-79, as duas últimas a chegarem ao campo, estão em processo de aceleração da produção, para alcance de suas capacidades máximas (ramp up), de 180 mil barris de petróleo por dia. 
 
No total, vão operar no campo de Búzios 12 FPSOs. Ainda estão em construção os FPSOs P-80, P-82 e P-83; e, em licitação, a unidade Búzios 12.
 
"Temos conseguido acelerar a produção em Búzios e contribuir para o alcance de recordes como esse por meio de estratégias de gestão, engenharia e tecnologias inovadoras, que permitem a antecipação da saída das unidades dos estaleiros e sua chegada mais cedo ao campo, também preparado antecipadamente para recebê-las", destaca a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi.  

O gigante Búzios

Maior do país em reservas, o campo de Búzios possui os poços mais produtivos do país, localizados a mais de 2 mil metros de profundidade no leito marinho. 
 
A espessura de seu reservatório tem a altura do Pão de Açúcar – e sua extensão corresponde a mais que o dobro da Baía de Guanabara. 
 
“Os poços de Búzios têm altíssima produtividade devido à qualidade da rocha reservatório e sua elevada espessura. É uma rocha com alta permo-porosidade e com óleo de elevado grau API, o que favorece o alto fluxo de óleo da rocha para o poço”, explica a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos.
 
A permo-porosidade é a combinação das propriedades porosidade e permeabilidade, associadas à capacidade de uma rocha ou solo de armazenar e transmitir fluidos como óleo ou gás. 
 
Búzios é o segundo campo da Petrobras a superar a marca de produção de 1 milhão de barris por dia. O primeiro foi Tupi, também no pré-sal da Bacia de Santos. 
 
consórcio de Búzios é composto pela Petrobras (operadora), pelas empresas parceiras chinesas CNOOCCNODC, e pela PPSA, empresa gestora dos contratos de partilha da produção.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25