<P>O Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) deu início, nesta semana, ao seu primeiro curso de Construção Naval dirigido a adolescentes da faixa etária de 14 a 17 anos, originários de famílias de baixa renda. Estão participando 15 jovens, de ambos os sexos, residentes em Rio Grande e ...
Jornal Agora - RSO Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) deu início, nesta semana, ao seu primeiro curso de Construção Naval dirigido a adolescentes da faixa etária de 14 a 17 anos, originários de famílias de baixa renda. Estão participando 15 jovens, de ambos os sexos, residentes em Rio Grande e São José do Norte, selecionados anteriormente. A seleção baseou-se em estudo socioeconômico das famílias. Para participar dos cursos do CCMar, os jovens também precisam estar na escola regular.
O curso é de 240 horas/aula, sendo 160 horas de teoria e prática profissionalizante e 80 de desenvolvimento humano, conforme informações do coordenador pedagógico, Pedro Amaral. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min, com a parte teórica em sala de aula e a prática no estaleiro do CCMar. O ensino profissionalizante é ministrado pelo construtor naval José Vernetti e a parte de desenvolvimento humano por uma equipe de cinco educadores.
Trata-se de um curso básico profissionalizante, do qual os participantes saem com conhecimento para atuar na construção de embarcações tradicionais. José Vernetti observou que a idéia é, até o final do curso, tentar construir um barco com os alunos. Outros dois cursos estão em desenvolvimento no local desde a segunda quinzena de outubro: de Panificação, com a participação de 15 jovens, e de Informática, com 12 alunos. Ambos são de iniciativa do CCMar em parceria com o Senac.
Fale Conosco
22