Reajuste

CE: Gás natural deve subir 5%

Diário do Nordeste
10/07/2009 04:55
Visualizações: 351

Taxistas, frotistas e demais consumidores de gás natural devem começar a se preparar para um novo reajuste no preço do produto, já a partir de 1º de agosto próximo, no Estado. O percentual tende a ficar entre 5% e 6%, segundo informou, ontem, o presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), José Rego Filho.

 

O dirigente da Cegás esteve ontem, na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, negociando um contrato de fornecimento de gás natural de 550 mil metros cúbicos/dia, para os próximos três anos. ´O preço do gás vinha em uma trajetória de queda, mas agora, reverteu a posição´, declarou Rêgo Filho, ao confidenciar que o reajuste no preço do combustível é assunto corrente na petrolífera.

 

Se confirmado o percentual em torno de 5%, a Petrobras retoma o preço do produto na fonte, praticado em janeiro último, quebrando uma promessa de que este ano, o produto não mais seria reajustado para cima. Em 1º de fevereiro passado, o preço do gás natural recuou 4,66%, nas distribuidoras, vantagem que foi absorvida pelos postos de combustíveis e que nunca chegou ao bolso do consumidor cearense.

 

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Proprietários dos Postos de Combustíveis do Ceará (Sindipostos), Guilherme Meireles, a informação do novo aumento ainda não chegou ao Sindipostos. ´Mas se subir, vamos ter que repassar (para o consumidor). Com uma margem (de lucro) de 10%, não dá para perder 5%´, antecipou Meireles.

 

Contrato

 

De acordo ainda com Rêgo Filho, o contrato de compra e venda de gás natural que está sendo celebrado entre a Cegás e a Petrobras será retroativo a 1º de janeiro deste ano e terá vigência de três anos, até dezembro de 2011. Por telefone, o presidente da Cegás disse que discutiu, ainda, com a direção da estatal ´expectativas de reajustamento de preços do gás natural, haja visto que a Petrobras sinaliza um novo aumento deste produto, a partir de primeiro de agosto´.

 

Rêgo informou também que, apesar do consumo atual de gás natural no Ceará girar em torno de 485 mil metros cúbicos/dia, o contrato prevê o fornecimento de 550 mil metros cúbicos/dia. ´Estamos contratando mais porque a expectativa é de recuperação da economia como um todo, a partir do segundo semestre. E se o Brasil todo espera que as atividades industriais e econômicas sejam restabelecidas, nós estamos também aqui no Ceará com indicadores de otimismo e de recuperação da economia´, justificou o dirigente da Cegás.

 

De acordo com ele, esse volume será suficiente para atender a demanda dos setores automotivo, industrial, comercial e de co-geração, já que as usinas termoelétricas movidas à gás serão abastecidas diretamente pela Petrobras.

 

Apesar de uma redução no consumo da ordem de 7%, este ano, Rêgo Filho acredita que, com o incremento da economia do País, a partir deste semestre, deve ser possível "recuperar de 5% a 10%, no volume de gás vendido no Estado".

 

Diante da retração no consumo, ele evitou falar sobre expansão da rede de postos de gás natural veicular no Ceará. "Esse assunto, por enquanto, não está sendo apreciado", esquivou-se, justificando que a rede formada por 80 postos — 70 na Capital e dez no Interior — está atendendo, sem problemas, a demanda. Atualmente, o preço do GNV nos varia entre R$ 1,59 e R$ 1,69.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Evento
UDOP participa de mesa redonda no Conexão Cana 2026
13/08/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Equilíbrio entre oferta e demanda estabili...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
Agronegócio
Firjan comemora aprovação do Programa de Desenvolvimento...
12/08/26
Internacional
KPMG: consumo de combustível fóssil cai, apesar da parti...
12/08/26
Fenasucro
Abertura da Fenasucro & Agrocana destaca liderança do Br...
12/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Evento
IBP e BIP reúnem líderes para discutir a tecnologia no f...
11/08/26
Evento
Gestão de Ativos ganha protagonismo na estratégia empres...
11/08/26
Fenasucro
CEO da ORPLANA modera debate sobre cana e milho na Fenas...
11/08/26
Macaé
Foresea participa do WSOP 2026 e reforça que segurança é...
11/08/26
Pessoas
Atvos anuncia novo CEO
11/08/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
Siemens Energy expande atuação no offshore brasileiro co...
10/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana começa nesta terça-feira, dia 11, c...
10/08/26
Biometano
Copa Energia amplia debate sobre o futuro do biometano n...
10/08/26
PD&I
Softwares da Unicamp para segurança industrial são testa...
10/08/26
PPSA
8º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Búzios e de ...
10/08/26
Etanol
Etanol encerra a semana estável, com leve alta no hidratado
10/08/26
Fenasucro
Vallourec leva inovação para aumentar a eficiência das u...
07/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.