Opinião

Cenário energético brasileiro aponta maior dependência de térmicas

O que aumenta o preço para os mercados.

Redação
25/02/2013 15:50
Visualizações: 416 (0) (0) (0) (0)

 

A China vai aumentar o preço máximo da gasolina e diesel no varejo a partir desta segunda-feira (25), informou no domingo a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.
O preço da gasolina vai aumentar em 300 iuans (US$ 48) por tonelada, enquanto a tonelada do diesel vai ficar 290 iuans mais cara.
Esse aumento, o primeiro desde 16 de novembro, é resultado do preço do petróleo acima de determinado limite que permite ao país aumentar o preço do combustível.

 

Com o aumento do parque térmico, o país não está  tão dependente de chuvas para abastecer os reservatórios e evitar o racionamento, como em 2001, mas isso aumenta o preço da energia para os mercados cativo e livre, é o que analisa Luis Gameiro, diretor da Trade Energy, comercializadora independente de energia.

 

Atualmente, o custo de operação das térmicas por razões de segurança é de cerca de R$ 700 milhões por mês, e para o executivo este é um fator de atenção. “O sistema brasileiro de geração de energia hoje é mais frágil e mais dependente da geração térmica porque os requisitos ambientais crescentes têm impedido o aproveitamento maior da nossa vantagem competitiva em termos de água, construindo, como no passado, reservatórios de acumulação plurianual que permitissem aumentar o grau de segurança no abastecimento. Esse fato leva, naturalmente, a um custo maior de complementação térmica, já que a energia eólica e solar, pela sua própria natureza, não conseguem acompanhar a curva diária de carga”, comenta.

 

Ainda que este valor tenha que ser transferido aos consumidores ainda em 2013, as novas diretrizes do setor, determinadas pelo governo, apontam para melhores condições. “Ainda é cedo para dizer qual o real impacto da redução de tarifas determinada na Lei 12.783/2013, por conta do repasse que deve ser feito para compensar as distribuidoras pelo gasto adicional com térmicas, mas por se tratar de uma medida estrutural, a redução estrutural no custo da energia no Brasil trará importantes efeitos globais a partir do próximo ano”, destaca Gameiro.

 

Panorama para 2013 do mercado livre de energia

 

Para o diretor da Trade Energy, empresa que comercializa e gere atualmente 550 MW médios de energia e traça ampliação do faturamento em 40% para 2013, as condições para os consumidores livres poderiam melhorar.

 

“Com a lei proveniente da MP 579, o mercado livre acabou se beneficiando apenas com a redução de encargos e do preço de uso das redes com concessão renovada. A redução no custo da energia propriamente dita merece mais atenção, porque afinal representa hoje quase 30% do consumo no país, na quase totalidade carga industrial ou comercial. Por isso, os benefícios nessa área seriam fundamentais para incentivar a produção e consequentemente o crescimento econômico sustentável do país”, alerta Gameiro.

 

Um dos fatores mais preocupantes para o mercado livre em 2013 é o PLD (Preço de Liquidação de Diferenças), que segue oscilando em patamares elevados. “O que deve ocorrer é um movimento de alongamento dos contratos, procurando minimizar a exposição aos preços de curto prazo, já que num país de base hidráulica sempre haverá riscos de estiagem e de suas consequências no preço. Contratos por prazos mais longos têm algumas vantagens, entre elas a minimização do risco de curto prazo e a bancabilidade, pelo mercado livre, de empreendimentos de geração, permitindo atuar em conjunto com o governo na expansão do parque gerador nacional”, analista Gameiro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Pipeline & Logistics 2025
Projetos offshore ampliar segurança energética no Brasil...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Mulheres no Midstream: painel reúne histórias inspirador...
11/09/25
PPSA
Com 176,5 mil bpd, produção de petróleo e gás natural da...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Exposição da Rio Pipeline 2025 destaca inovações em ener...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Tanacas comemora 25 anos com lançamento do Retificador I...
11/09/25
Produção
Produção de petróleo e gás natural da União alcançam nov...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Brasil e Argentina estão próximos de acordo sobre comérc...
11/09/25
Combustíveis
Diesel fica mais caro em agosto na comparação com julho,...
11/09/25
São Paulo
FIEE 2025 mostra que mobilidade elétrica conecta indústr...
11/09/25
Refino
Petrobras produz SAF com conteúdo renovável na Revap
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Novo duto com 2 mil km para atender ao agronegócio do Ce...
11/09/25
Biocombustível
OceanPact e Vast Infraestrutura iniciam testes com bioco...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
ITP Brasil apresenta soluções de engenharia de alta perf...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Panorama dos investimentos em infraestrutura de dutos e ...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Jovens talentos apresentam soluções inovadoras no Young ...
10/09/25
Leilão
PPSA disponibiliza acesso ao Pacote de Dados Híbrido do ...
10/09/25
Internacional
Durante a Gastech em Milão, governador de Sergipe aprese...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Ministério de Portos e Aeroportos quer ampliar participa...
10/09/25
Pessoas
ANP realiza cerimônia de posse de novos diretores
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 abre com reforço à integra...
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Na Transpetro, ações de responsabilidade social atendem ...
09/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23