Estudo

Chemtech reafirma presença no mercado de gás natural

Redação / Assessoria
15/04/2015 14:22
Chemtech reafirma presença no mercado de gás natural Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1123 (0) (0) (0) (0)

A Chemtech desenvolveu com sucesso, em conjunto com a Gas Energy e com a Vortex, o levantamento do potencial de demanda industrial de gás natural na região Sul do Brasil. O estudo, encomendado pelas Federações das Indústrias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – FIERGS, FIESC e FIEP -, será usado para planejar soluções capazes de atender a necessidade adicional de gás natural nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O projeto identificou os volumes da demanda e da oferta, com objetivo de subsidiar pedido de aumento do abastecimento, atualmente restrito ao Gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL), único fornecedor atual de gás natural da região. Composto por duas partes, o trabalho incluiu a análise das possíveis alternativas de abastecimento, opções de transporte do recurso para demandas futuras, a definição dos investimentos necessários e o tempo de desenvolvimento das soluções.

Construído com base na análise da atuação de 450 empresas dos três estados e na identificação dos polos de consumo (GLP e óleo combustível) e perfil industrial de cada uma, a expectativa é que o projeto permita a construção de uma política mais sólida de distribuição de gás e o planejamento de alternativas viáveis para o aumento da demanda de gás natural. O aumento de escala é fundamental para as distribuidoras do recurso elevarem a competitividade, beneficiando o desenvolvimento da região.

Líder em projetos de engenharia para indústria e em soluções de TI Industrial, a Chemtech esteve à frente da apresentação das viabilidades técnicas, que foram apresentadas às empresas e às companhias de distribuição de gás, além do Ministério de Minas e Energia e à GASBOL. Responsável direta pelo projeto, a Gas Energy também convidou a Vortex Pesquisas para trabalhar no levantamento.

Para Leandro Russo, gerente de projetos da Chemtech, a oportunidade de interagir com companhias de projeção representou uma excelente oportunidade. “Além de contribuir para o desenvolvimento da região Sul do Brasil, o projeto representou uma ótima oportunidade para a Chemtech, pois ela manteve contato com importantes stakeholders de federações das indústrias, do Ministério de Minas e Energia e de distribuidoras de gás dos três estados dessa região, além de parceiros técnicos na área de gás natural, deixando uma boa imagem da empresa ao longo do projeto e reforçando sua atuação nessa área”, concluiu.

De acordo com o relatório Energy Outlook da BP, dentre os combustíveis fósseis o gás natural será o que terá crescimento mais acelerado até 2035.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe assinam termo de parceria para reduzir...
14/04/25
Eficiência Energética
Foresea desenvolve tecnologias para redução de emissões ...
14/04/25
Oferta Permanente
ANP contempla Margem Equatorial nos Blocos do 5º Ciclo d...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22