Visita

Cid vistoria obras do Porto do Pecém

O governador Cid Gomes vistoriou na manhã desta terça-feira (30/11) as obras de ampliação do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. A construção do Terminal de Múltiplo Uso (Tmut) está sendo realizada em três

Governo do Estado
01/12/2010 17:17
Visualizações: 1399 (0) (0) (0) (0)
O governador Cid Gomes vistoriou na manhã desta terça-feira (30/11) as obras de ampliação do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. A construção do Terminal de Múltiplo Uso (Tmut) está sendo realizada em três turnos e deverá ficar pronta no primeiro trimestre de 2011. Com a conclusão da obra, em abril já será possível descarregar o carvão necessário para abastecer a Termoelétrica do Pecém. "O Tmut permitirá ao Porto do Pecém triplicar sua movimentação de carga. Também garantirá espaço para o escoamento da produção das futuras Siderúrgica e Refinaria, que se instalarão na área", afirmou o governador Cid Gomes.
 
 
Ao todo, faltam pouco mais  de 15 metros para a conclusão do quebra-mar do TMUT. A estrutura, que vai abrigar os píeres de atracação de navios e o pátio de estocagem, está sendo ampliada em mais 1.000 metros quando atingirá um total de 2.700 metros de extensão. Conforme ainda medições feitas pela Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), 165 estacas, de um total de 275, já estão colocadas. As obras estão recebendo um investimento de R$ 400,5 milhões.
 
 
O cais acostável e seus dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 700 metros de comprimento, já iniciados, poderão acomodar navios contêineres de última geração. O TMUT terá ainda uma linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres e uma retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87,4 mil metros quadrados. Conforme relatou o engenheiro Luiz Hernani, diretor de Implantação e Expansão da Ceará Portos,  já foram aplicados cerca de 800 mil metros cúbicos de concreto para essa fase. Sobre a ponte de acesso até o pátio de cargas, que está sendo prolongada em 348 metros, está sendo implantado o último vão, que ligará a ponte já existente à área de estocagem.
 
 
O TMUT atenderá a crescente demanda de movimentação de contêineres e carga geral, consolidando a vocação do terminal como porto concentrador de cargas e manter a sua consolidação de maior exportador de frutas e calçados do país. A capacidade estimada de movimentação de contêineres será ampliada dos atuais 250.000 TEUS/ano para 760.000 TEUS/ano.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa na próxima semana
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Grupo Omni Helicopters International leva drones de alta...
04/09/25
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23