Empreendedorismo

Co-fundadora da Aliança Empreendedora é a única mulher da América Latina e uma das cinco do mundo a receber premiação da ONU

Redação com assessoria
01/11/2024 15:12
Co-fundadora da Aliança Empreendedora é a única mulher da América Latina e uma das cinco do mundo a receber premiação da ONU Imagem: Divulgação Visualizações: 287 (0) (0) (0) (0)

Co-fundadora da Aliança Empreendedora, Lina Useche foi a vencedora do prêmio da ONU que reconhece mulheres empreendedoras que estão promovendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e inspirando comunidades. O prêmio The WE Empower Challenge, promovido pela ONU e Vital Voices, foi entregue em Nova Iorque e reuniu representantes de todos os continentes. Ao todo, mais de mil pessoas se inscreveram para concorrer à premiação. Co-fundadora da Aliança Empreendedora, Lina foi uma das 5 premiadas do mundo, sendo a escolhida para representar a região da América Latina e Caribe.  

Ao longo de 19 anos, a Aliança Empreendedora, fundada e gerida majoriatariamente por mulheres, impactou mais de 250 mil empreendedores em todos os estados brasileiros, sendo 80% mulheres e 60% empreendedores negros. “Contribuímos para a inclusão econômica e social, por meio do desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e fortalecimento da rede de apoio. Ao capacitar e apoiar estes empreendedores e empreendedoras promovemos um crescimento econômico mais inclusivo e sustentável”, afirma Useche.

No Brasil, 95% das empresas são micro e pequenas , 70% são informais e quase metade delas são administradas por mulheres e empreendedores negros. Os microempreendedores e pequenos empreendedores, segundo dados do Sebrae,  geram mais de 60% dos empregos e contribuem com quase 30% do PIB no primeiro semestre de 2024.

“Os microempreendedores são fundamentais para o desenvolvimento do país. Acreditamos no potencial dos informais que chegam a mais de 20 milhões de pessoas. É um público historicamente invisibilizado que tem o potencial de prosperar a partir de seus micro negócios. Não podemos deixá-los de lado na construção de políticas públicas de desenvolvimento sócio econômico”, afirma a co-fundadora da Aliança Empreendedora.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A premiação reconhece as ações da Aliança Empreendedora que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O foco principal da instituição é o desenvolvimento econômico (ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico) que é contemplado pelas iniciativas de capacitação de empreendedores. Estes treinamentos também contribuem para o empoderamento econômico de grupos historicamente excluídos e vulneráveis (ODS 10 - Redução das Desigualdades). A maioria dos público impactado pelos projetos são mulheres auxiliando, atuando diretamente na busca da equidade de gênero (ODS 5 - Equidade de gênero).

O trabalho de Lina e de toda a equipe, por meio da Aliança Empreendedora, confirma que o empreendedorismo pode ser um caminho para sair da pobreza e reduzir as desigualdades.

“Além de ser um reconhecimento de uma entidade com o peso da ONU e da Vital Voices, o prêmio possibilitará a troca de experiências com outras mulheres que estão buscando transformar o mundo. Também teremos a oportunidade de apresentar o projeto para parceiros globais apoiarem iniciativas como a da Aliança Empreendedora, que beneficiam o ecossistema empreendedor”, finaliza Lina. 

 

Sobre a Aliança Empreendedora
A Aliança Empreendedora acredita que todos e todas os brasileiros podem empreender de forma digna e justa, e trabalha com o empreendedorismo como forma de transformar o Brasil. Em quase 20 anos já apoiou mais de 200 mil microempreendedores, recebendo em 2023 o Prêmio de Melhor ONG de Geração de Renda do Brasil. Neste sentido, capacita e apoia gratuitamente microempreendedores formais e informais em comunidades e periferias de todo o país, gerando inclusão e desenvolvimento econômico social, em parceria com empresas, governos, organizações sociais e pessoas engajadas na causa. Saiba mais em www.aliancaempreendedora.org.br.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parcerias
Tan Jin-Yon Bryne: Conectando Brasil e Singapura através...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Inclusão Profissional
O Desafio e a Resiliência de Ser uma Empreendedora Preta...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Parceria
Lideranças da Indonésia e do Brasil debatem parcerias es...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Rio de Janeiro
Petrobras participa do G20 Social
14/11/24
Meio ambiente
Petrobras e BNDES fazem nova parceria para restauração e...
14/11/24
Transição Energética
Ainda dá tempo de se inscrever no "Seminário Brasil e Bé...
13/11/24
Internacional
Na COP 29, MME debate a importância de ampliar investime...
13/11/24
Biometano
Biometano na rede de gás natural busca impulsionar econo...
13/11/24
Oportunidade
UDOP lança Banco de Talentos para profissionais e recrut...
11/11/24
Energia Eólica
Grupo CCR e Neoenergia firmam contrato de autoprodução d...
11/11/24
Etanol
Anidro e hidratado encerram a semana com pequena variaçã...
11/11/24
Energia elétrica
Desempenho em outubro é o melhor do ano e expansão da ge...
08/11/24
Hidrogênio
Primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do e...
08/11/24
Etanol
Cientistas mapeiam microbioma de usinas em busca de maio...
07/11/24
Metanol
ANP amplia monitoramento da comercialização de metanol c...
07/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21