Porto

Codesa prepara implantação de banco de dados sobre sedimentos

O projeto visa a compilação e a validação dos dados de qualidade ambiental dos sedimentos de dragagem coletados nos portos, estruturando e implantando o Sistema de Monitoramento Ambiental Portuário (Sistema MoniPort) contendo os resultados das avaliaç&otilde

Codesa
05/09/2012 08:58
Visualizações: 498
A Coordenação de Meio Ambiente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) realizou, na terça-feira (4), reunião com membros do Instituto Alberto Luis Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) para discutir o projeto de Realização de Estudo Técnico-científico de Caracterização de Sedimentos e Fontes de Contaminação das Regiões Portuárias Brasileiras. O estudo é resultado de um convênio do Coppe e da Secretaria dos Portos (SEP).

Ministrado pelo doutor em Geoquímica, Rodrigo Cunha Wanick, e a mestre em Ciências Ambientais e Florestais, Fernanda Vieira Santos, o evento teve como objetivo apresentar à Codesa o estudo de um banco de dados com informações sobre a dragagem dos portos brasileiros. O projeto visa a compilação e a validação dos dados de qualidade ambiental dos sedimentos de dragagem coletados nos portos, estruturando e implantando o Sistema de Monitoramento Ambiental Portuário (Sistema MoniPort) contendo os resultados das avaliações e validações da qualidade ambiental dos sedimentos oriundos da atividade de dragagem, de acordo com a Resolução Conama nº 344/2004.

Os representantes do Coppe iniciaram a primeira etapa que é a visita técnica ao Porto de Vitória. Após esta fase será feito o levantamento dos dados relativos aos sedimentos de dragagens, compilação dos dados, validação e introdução dos resultados no banco de dados. Portos como os de Itaqui (MA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Cabedelo (PB), Paranaguá (PR), São Sebastião (SP), Itaguaí (RJ) e Itajaí (SC) já foram contemplados com o projeto que, agora, chega a Vitória. Para geoquímico Rodrigo Cunha, o projeto é importante para o porto: “Estamos levantando potenciais para conhecimento do porto. Empreendimentos e projetos”.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana bate recorde de países visitantes e...
17/08/26
Etanol
Aprovação do PLP 114 representa avanço para o setor de e...
17/08/26
Combustíveis
Etanol encerra a semana em alta, com forte recuperação d...
17/08/26
Margem Equatorial
Poço Morpho: Petrobras descobre hidrocarbonetos em águas...
15/08/26
Fenasucro
Necta destaca biometano como alternativa ao diesel duran...
14/08/26
Fenasucro
Binatural defende ampliação do uso de biodiesel em setor...
14/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Fenasucro
Do biobunker ao biometano, bioenergia avança sobre novos...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Evento
IBP discute os impactos da tecnologia e inovação no futu...
14/08/26
Premiação
Tereos é destaque no prêmio MasterCana com projetos de i...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
UDOP participa de mesa redonda no Conexão Cana 2026
13/08/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Equilíbrio entre oferta e demanda estabili...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
Agronegócio
Firjan comemora aprovação do Programa de Desenvolvimento...
12/08/26
Internacional
KPMG: consumo de combustível fóssil cai, apesar da parti...
12/08/26
Fenasucro
Abertura da Fenasucro & Agrocana destaca liderança do Br...
12/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.