Fusões e Aquisições

Colapso de preços do petróleo faz empresas renegociarem compras de ativos

Reuters, 21/05/2020
21/05/2020 18:59
Visualizações: 2031

O recente colapso nos preços do petróleo para mínimas de 21 anos fez com que potenciais compradores de campos de produção passassem a tentar renegociar acordos que já haviam sido fechados a valores mais altos — e com isso, surgem os primeiros exemplos de vendedores sofrendo na queda de braço.

Em um momento em que a maior parte das petroleiras cortam gastos, dividendos e funcionários para economizar, vendedores estão enfrentando a difícil escolha entre reduzir o tamanho dos negócios ou correr os riscos de perdê-los completamente.

O presidente-executivo da Premier Oil, por exemplo, afirmou que está buscando um preço mais baixo para ativos no Mar do Norte que havia concordado em comprar da BP por 625 milhões de dólares, enquanto a Energean está fazendo o mesmo com um negócio de 700 milhões de dólares junto à Edison.

Institucional

"A indústria do petróleo está revisitando suas ofertas de ´antes do coronavírus´, e prevemos anúncios de outras empresas, à medida que elas reprecificam ou refazem acordos anunciados anteriormente", disse o analista de óleo e gás do Royal Bank of Canada, Al Stanton.

Neste mês, a Total decidiu recuar da compra de ativos da Occidental Petroleum em Gana, parte de um acordo mais amplo da empresa francesa com a norte-americana Occidental.

Entre os negócios que estão sendo discutidos, o grupo de private equity Blackstone, com seu ativo de Siccar Point no Mar do Norte, já discordava em relação ao valor com outra companhia de private equity, a Chryasor, antes mesmo do colapso dos preços do petróleo, segundo fontes.

Por outro lado, a empresa de capital fechado Hilcorp Energy e a companhia de private equity HitecVision conseguiram renegociar com sucesso acordos com as gigantes BP e Total, respectivamente, durante o "crash" da commodity.

"Os vendedores, especialmente as gigantes, com certeza têm sido bastante construtivos", disse um banqueiro ligado à indústria.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Gás Natural
ANP determina revisão de cronograma para adequação de un...
10/07/26
Gás Natural
Gás natural: ANP aprova atuação de ofício para soluciona...
10/07/26
Biodiesel
ANP revisará regras para usos voluntários de biodiesel
10/07/26
ANP
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
10/07/26
Construção Naval
Estaleiro Rio Grande recebe 11 mil toneladas de aço para...
10/07/26
ANP
Inscrições para Jornada Empreendedora PRH-ANP 2026 podem...
10/07/26
Rio de Janeiro
ANP estará presente na Rio Innovation Week
10/07/26
Apoio Offshore
Porto do Açu investe em gestão hídrica para impulsionar ...
09/07/26
Oportunidade
Equinor abre inscrições para Programa de Estágio 2026
08/07/26
Acordo
ANP e Petrobras assinam acordo para adequação de 335 poç...
07/07/26
Bacia de Pelotas
TGS inicia, em agosto, janela ambiental para proteção da...
07/07/26
Gasodutos
TBG e UTE Paulínia Verde firmam compromisso para transpo...
07/07/26
Multimodal
Ultracargo e bp ampliam capacidade de armazenagem para f...
07/07/26
Fenasucro
Frota pesada: biometano une potencial energético à baixa...
07/07/26
Logística
Vast Infraestrutura e Petrobras reforçam parceria e assi...
06/07/26
Energia Elétrica
Thymos Energia avalia Leilão de Transmissão da Aneel
06/07/26
Negócio
Supergasbras assina primeiro contrato de fornecimento de...
06/07/26
Posicionamento IBP
Mudança do instrumento não corrige as ilegalidades do Im...
06/07/26
Pessoas
Alessandro Cantarino assume o cargo de Vice-Presidente E...
06/07/26
Combustíveis
Etanol encerra a semana com mercado dividido entre queda...
06/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.