PPSA

Com 22 mil barris por dia em agosto, petróleo em regime de partilha cai 24% ante julho

Redação TN Petróleo/Assessoria
19/10/2020 16:02
Com 22 mil barris por dia em agosto, petróleo em regime de partilha cai 24% ante julho Imagem: Divulgação PPSA Visualizações: 1799

A produção de petróleo em regime de partilha foi de 22 mil barris/dia (bpd) em agosto, 24% inferior ao registrado em julho. A queda é reflexo da parada programada de 27 dias na produção da Área de Desenvolvimento de Mero para execução das operações de desconexão da linha de 8 polegadas. A retração na produção de Mero vem ocorrendo desde abril, conforme planejamento do operador, quando se iniciou a troca da linha de produção de óleo de 8 polegadas para a linha de serviço de 6 polegadas. Mero irá operar com uma linha de 6 polegadas até o fim de novembro deste ano, quando está prevista a instalação de uma segunda linha, também de 6 polegadas. Os dados fazem parte do Boletim Mensal de Contratos de Partilha de Produção, elaborado pela Pré-Sal Petróleo (PPSA) e divulgado nesta segunda-feira (19).

Dos 22 mil bpd, 11 mil bpd foram produzidos pelo Campo de Sudoeste de Tartaruga Verde, 8 mil bpd pelo Campo de Entorno de Sapinhoá e 3 mil bpd por Mero. Com o impacto do resultado de Mero na produção em agosto, consequentemente, a parcela média diária de petróleo da União nos três contratos também apresentou queda de 29% naquele mês em relação a julho. A média diária do total do excedente em óleo da União nos três contratos foi de 4,9 mil bpd, sendo 4,5 mil bpd no Entorno de Sapinhoá, 400 bpd na Área de Desenvolvimento de Mero e 42 bpd no Sudoeste de Tartaruga Verde.

Desde janeiro de 2017, início da série histórica, a produção acumulada dos três contratos é de 42,2 milhões de barris de petróleo. Desse total, a União teve direito a 6,8 milhões de barris.

Revista TN PetróleoGás natural

Em agosto de 2020, a produção total média diária (consórcio e União) foi de 256 mil m³/dia nos dois contratos com aproveitamento comercial do gás natural, sendo 172 mil m³/dia no Entorno de Sapinhoá e 84 mil m³/dia no Sudoeste de Tartaruga Verde. O resultado apresenta queda de 2,66% em comparação a julho deste ano.

A parcela diária da União em agosto de 2020 foi de 92 mil m³/dia, referente aos contratos de Entorno de Sapinhoá (91.589 m³/d) e Sudoeste de Tartaruga Verde (320 m³/d). O gás natural produzido em Mero, com alto teor de CO2, está sendo injetado no reservatório para um efetivo aumento da produção de petróleo. Até o momento, não há previsão para sua comercialização.

Desde novembro de 2018, início da série histórica, a produção acumulada nos dois contratos soma 178 milhões de metros cúbicos de gás natural. O excedente em gás natural acumulado no período é de 45,1 milhões de metros cúbicos.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Firjan
Panorama Naval no Rio de Janeiro destaca novo ciclo de o...
18/08/26
Gás Natural
Decisão judicial de São Paulo sobre taxa de fiscalização...
18/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana bate recorde de países visitantes e...
17/08/26
Etanol
Aprovação do PLP 114 representa avanço para o setor de e...
17/08/26
Combustíveis
Etanol encerra a semana em alta, com forte recuperação d...
17/08/26
Margem Equatorial
Poço Morpho: Petrobras descobre hidrocarbonetos em águas...
15/08/26
Fenasucro
Necta destaca biometano como alternativa ao diesel duran...
14/08/26
Fenasucro
Binatural defende ampliação do uso de biodiesel em setor...
14/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Fenasucro
Do biobunker ao biometano, bioenergia avança sobre novos...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Evento
IBP discute os impactos da tecnologia e inovação no futu...
14/08/26
Premiação
Tereos é destaque no prêmio MasterCana com projetos de i...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
UDOP participa de mesa redonda no Conexão Cana 2026
13/08/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Equilíbrio entre oferta e demanda estabili...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.