Indústria

Com máxima desde abril de 2014, confiança da indústria no Brasil tem 3ª alta seguida em setembro

Reuters, 29/09/2017
29/09/2017 11:45
Visualizações: 1359

A confiança da indústria brasileira avançou pelo terceiro mês seguido em setembro e atingiu o maior desde abril de 2014, com melhora tanto da avaliação sobre a situação atual quanto futura, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Neste mês, o Índice da Confiança da Indústria (ICI) subiu 0,6 ponto e foi a 92,8 pontos em agosto, a máxima desde os 97,0 pontos de abril de 2014.

“Os sinais têm sido consistentes: há contínua melhora das avaliações sobre o momento presente e a maioria dos indicadores da pesquisa deixou para trás os níveis extremamente baixos em que se encontravam durante o período recessivo”, disse a coordenadora da Sondagem da Indústria da FGV/IBRE, Tabi Thuler Santos, em nota.

Entretanto, ela destacou que o setor industrial ainda enfrenta o problema da ociosidade.

“O setor ainda opera com elevado nível de ociosidade, mostrando que a recuperação do nível de atividade, apesar de já ser uma realidade, está apenas começando”, completou Tabi.

Segundo a FGV, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 0,6 ponto e atingiu 90,6 pontos, o maior nível desde maio de 2014 (92,3 pontos), dada a melhora na percepção sobre o nível de demanda.

O Índice de Expectativas (IE) teve alta de 0,5 ponto, para 94,9 pontos, devido principalmente ao indicador que mede o grau de otimismo com a tendência dos negócios nos seis meses seguintes.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada recuou 0,2 ponto percentual em setembro, para 73,9 por cento.

O resultado foi melhor do que o apontado pela prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI), que indicava avanço de 0,1 ponto.

Os dados acompanham a melhora em outros setores, como a confiança do comércio e dos serviços que avançaram em setembro, assim como a da construção.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25