Gasoduto

Com R$ 40 milhões e 70 Km de rede, GasBrasiliano inaugura distribuição de GN em Catanduva (SP)


18/02/2020 14:48
Visualizações: 1627

A GasBrasiliano realizou na última sexta-feira, 14 de fevereiro, a cerimônia de inauguração da rede de distribuição de gás natural de Catanduva (SP). O evento ocorreu no Auditório da Prefeitura do município e contou com a presença dos diretores da GasBrasiliano, Alex Sandro Gasparetto, Paulo Lucena e Vitor Hill de Oliveira Alves Pessoa e do prefeito da cidade, Afonso Macchione Neto, e do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo, Marcos Penido.

Divulgação

Realizada em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Prefeitura de Catanduva e Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC), a inauguração marca o início do abastecimento de gás natural para a cidade via gasoduto principal, cuja expansão partiu de Itápolis, passando por Santa Adélia e Pindorama, até chegar a Catanduva. Anteriormente, a distribuição era realizada via rede local.

“Dos avanços conquistados em Catanduva, um dos mais marcantes é, sem dúvida, a implantação da rede de gás natural, que traz desenvolvimento ao município. Hoje contamos com uma das fontes de energia mais utilizadas no mundo”, comenta o prefeito, Afonso Macchione Neto. Ainda segundo ele, a oferta do combustível vai ao encontro da expansão de oportunidades buscadas pela cidade. “Essa estrutura começa pela indústria e acreditamos nos reflexos positivos para outros setores.”

Para a GasBrasiliano, Catanduva possui um mercado com muito potencial por contar com uma intensa atividade industrial que pode gerar demanda total de 220 mil m³ de gás natural canalizado por dia. Além disso, a rede de distribuição que interliga Itápolis a Catanduva foi projetada de forma a possibilitar expansão futura, como por exemplo a extensão do gasoduto até São José do Rio Preto, município que está nos planos de expansão da empresa.

“A chegada do gás natural a Catanduva possibilitará que o combustível fique mais próximo do município de São José do Rio Preto, um dos maiores do noroeste paulista e que tem grande potencial de demanda para os diversos mercados, como industrial, comercial, residencial e automotivo”, comenta o diretor presidente da GasBrasiliano, Alex Sandro Gasparetto.

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo, Marcos Penido, afirma que a expansão da rede de distribuição de gás natural pelo interior do Estado é fundamental para a competitividade industrial, atração de novos investimentos no município e melhoria da qualidade de vida da população. “Essa inauguração é mais um passo em direção à meta de São Paulo em ampliar o número de consumidores e a participação do gás na matriz energética paulista”, explica.

O projeto de ampliação da rede de distribuição até Catanduva foi anunciado em 2016 e realizado em duas etapas. A primeira foi a construção da rede local, modalidade desenvolvida pela GasBrasiliano e regulamentada pela Arsesp que possibilitou antecipar para março de 2018 a disponibilização do recurso energético às indústrias da cidade. A segunda foi a construção de mais de 55 quilômetros de rede para interligar a rede local ao gasoduto principal. Ao todo, o projeto contemplou o investimento de R$ 40 milhões e a construção de mais de 70 quilômetros de rede de distribuição de gás natural.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.