Reunião

Comitê internacional discute melhorias na hidrovia do Paraguai

<P>A Ahipar (Administração da Hidrovia do Paraguai) participou de duas importantes reuniões em Brasília para tratar de temas relacionados ao transporte fluvial na via internacional. Presentes os países signatários do CIH (Comitê Intergovernamental da Hidrovia): Brasil, Paraguai, Bolívia, Arg...

Midiamax - MG
12/09/2008 00:00
Visualizações: 740 (0) (0) (0) (0)

A Ahipar (Administração da Hidrovia do Paraguai) participou de duas importantes reuniões em Brasília para tratar de temas relacionados ao transporte fluvial na via internacional. Presentes os países signatários do CIH (Comitê Intergovernamental da Hidrovia): Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.

Na reunião da CCT (Comissão de Coordenação Técnica) do CIH, a Ahipar defendeu a melhoria da navegação no Canal Tamengo, em trecho brasileiro, para garantir um incremento nas exportações da Bolívia pela hidrovia. O canal, que deságua no Rio Paraguai, é o único acesso fluvial do vizinho pais ao mar.

Representando o órgão na 16ª reunião da CCT, coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, o chefe do núcleo de obras e melhoramentos, engenheiro Samuel Van der Laan, ponderou que a proposta da Bolívia de dragar e retirar alguns obstáculos no canal requer uma solução e uma atenção especial.

A reivindicação da Bolívia deve ser respeitada e discutida com seriedade pelo Brasil e demais países que integram a hidrovia, disse Samuel Van der Laan, que ocupa também o cargo de superintendente-substituto da Ahipar. O Tamengo é a única saída da Bolívia para o mar e esse direito tem que ser respeitado, disse.

Viabilidade

O engenheiro observou que existem tecnologias que permitem retirar pedras do fundo do canal, uma das reivindicações da Bolívia, sem causar danos ambientais, cuja viabilidade técnica deve ser tratada e definida pelos países que integram o CIH. Ressaltou, contudo, que o canal não terá as mesmas dimensões (largura e calado) do Rio Paraguai.

A questão do Tamengo vem sendo discutida há vários anos e, recentemente, a Ahipar sediou um encontro com a delegação boliviana, coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores. A Bolívia também quer revisão nos estudos relativos à vazão no Canal Tuiuiú, que abastece a Lagoa Cáceres e o Tamengo.

O segundo encontro em Brasília foi da comissão do acordo da hidrovia, estabelecido em 1998 pelos cinco países. A 32ª reunião do grupo discutiu temas comuns da hidrovia, como uma política de comunicação na via e a realização de seminários internacionais sobre questões ambientais, sociais e melhoramentos.

Outro tema foi a adequação das regras de navegação da Marpol (Convenção Internacional para a Prevenção de Poluição por Navios) para a hidrovia quanto à segurança, regularização dos tratados e harmonização das cartas eletrônicas. Presentes a Marinha, Receita Federal e os ministérios do Meio Ambiente e dos Transportes.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
ANP
Divulgado o resultado final do PRH-ANP 2025
01/07/25
Evento
Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6...
01/07/25
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.