Gás natural

Compagas busca ampliação no fornecimento de gás natural no Norte do Paraná

Redação/Assessoria
11/04/2019 09:11
Visualizações: 681

A Região Norte do Paraná responde pelo segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) Industrial do Estado*, gerando cerca de 25% do total de empregos industriais, dados que ficam atrás apenas da Região Metropolitana de Curitiba. Além disso, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é grande o potencial de consumo de gás natural na região. De olho neste mercado, a Companhia Paranaense de Gás – Compagas iniciou uma ação estratégica com o objetivo de ampliar sua atuação na região.

“A primeira fase deste trabalho contempla um levantamento sobre o potencial energético dos maiores municípios do Norte paranaense considerando a localização dos consumidores, os combustíveis utilizados e sua competitividade frente ao gás natural, para avaliarmos qual a demanda a fim de ampliar a atuação da Companhia”, explica Rafael Lamastra, diretor-presidente da Compagas.

Os estudos serão realizados inicialmente nos municípios de Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana. Uma equipe técnica já esteve nestas cidades para conhecer as principais demandas e o potencial energético local. “A ampliação da atuação da Compagas tem como foco o segmento industrial. Cientes de que há várias indústrias em expansão na região, acreditamos que o gás natural pode impulsionar o crescimento e o desenvolvimento econômico local”, revela Lamastra. Com uma série de vantagens ambientais e operacionais, o gás natural é um combustível mais limpo e conta com fornecimento contínuo, diferenciais considerados importantes em diversos segmentos da indústria.

No último dia 9, o diretor-presidente da Compagas, em conjunto com a equipe técnica, se reuniu com empresários e lideranças locais em Londrina para apresentar a atuação da Compagas, além de discutir as formas de aproveitamento energético do gás natural na região.

Mercado Londrinense

Presente em Londrina desde 2012, a Compagas conta com uma rede de distribuição de gás natural com 6,5 km na região, que atende cinco grandes indústrias com um volume médio total de 28.500 m³ por dia. Em 2018, o consumo de gás natural em Londrina cresceu 8%, ultrapassando a marca de 10 milhões de metros cúbicos no ano. “Acreditamos neste potencial, por isso queremos ampliar a distribuição de gás natural na região, de forma a impulsionar as indústrias e aumentar a participação do gás canalizado na matriz energética paranaense”, finaliza o diretor-presidente.

Atualmente, a Compagas atende mais de 180 indústrias em todo o Paraná que consomem o gás natural para os mais diversos fins, como matéria-prima, para cogeração e geração de energia elétrica. Juntas, estas empresas consomem mais de 1 milhão de m³ diários de gás natural. Entre as vantagens do uso do combustível para o setor industrial estão os benefícios relevantes para o meio ambiente, pois sua queima produz baixa emissão de poluentes, já que a combustão é mais limpa e eficiente. Como o gás natural não deixa resíduos, também há uma diminuição do custo operacional com manutenção de máquinas, transporte e armazenamento de combustível.

(*) De acordo com estudo de mercado “Panorama Industrial do Paraná – 2016” realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
Pessoas
Executivo da Capco Brasil assume Diretoria de Eventos da...
14/07/26
Gasolina
CNPE aprova elevação do teor de etanol anidro na gasolin...
14/07/26
SOG 2026
Operadoras apresentam estratégias de transformação digit...
14/07/26
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
PD&I
Hidrogel desenvolvido na Unicamp remove água presente no...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Combustíveis
ICL defende urgência para o PLP 73 e cobra ANP forte na ...
13/07/26
Compliance
IBP debaterá compliance diante dos impactos geopolíticos...
13/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda pressionando os preços no...
13/07/26
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Gás Natural
ANP determina revisão de cronograma para adequação de un...
10/07/26
Gás Natural
Gás natural: ANP aprova atuação de ofício para soluciona...
10/07/26
Biodiesel
ANP revisará regras para usos voluntários de biodiesel
10/07/26
ANP
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
10/07/26
Construção Naval
Estaleiro Rio Grande recebe 11 mil toneladas de aço para...
10/07/26
ANP
Inscrições para Jornada Empreendedora PRH-ANP 2026 podem...
10/07/26
Rio de Janeiro
ANP estará presente na Rio Innovation Week
10/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.