Gás Natural

Compagas, Necta e Sulgás abrem chamada pública conjunta para a aquisição de suprimento

Propostas podem abranger gás natural, gás natural liquefeito, gás natural comprimido e biometano; prazo para envio de propostas é até 23 de julho.

Redação TN Petróleo/Assessoria
23/06/2025 14:00
Compagas, Necta e Sulgás abrem chamada pública conjunta para a aquisição de suprimento Imagem: Divulgação Visualizações: 1120

Três companhias distribuidoras de gás canalizado – a Compagas; concessionária no Estado do Paraná; a Necta Gás, concessionária no Noroeste do Estado de São Paulo; e a Sulgás, concessionária no Estado do Rio Grande do Sul – estão lançando nesta segunda-feira (23/06) uma chamada pública conjunta para aquisição de suprimento, visando abastecer os diversos segmentos atendidos pelas distribuidoras: industrial, veicular, comercial e residencial, entre outros.

As propostas podem abranger fornecimento de gás natural, gás natural liquefeito (GNL), gás natural comprimido (GNC), biometano ou similares, nos termos das especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O processo de seleção e contratação será feito de forma autônoma por cada uma das distribuidoras.

As propostas podem ser apresentadas até 23 de julho, conforme condições estabelecidas nos respectivos editais disponíveis nos sites de cada companhia e também no site www.chamadapublicadogas.com.br. Cada edital tem os produtos especificados com volumes, modalidades de contratação (firme, interruptível e flexível), locais de entrega e prazos para início de fornecimento.

Na somatória de volumes das três distribuidoras, a expectativa é de aquisição de aproximadamente 750.000 metros cúbicos/dia. O objetivo da Compagas é contratar cerca de 250 mil metros cúbicos por dia (m³/dia) para atendimento ao mercado cativo a partir de 2026. A Necta prevê a contratação de até 300 mil m³/dia de gás natural e biometano para atender a sua demanda. No caso da Sulgás, o volume poderá ser de até 200 mil m³/dia com a disponibilização a partir de janeiro de 2026.

Para a Compagas, Necta e Sulgas, a chamada pública conjunta representa um passo importante complementar os contratos de suprimento em vigor, diversificando o portfólio de suprimento e buscando condições mais competitivas na aquisição de gás natural e biometano em benefício dos consumidores.

De acordo com o CEO da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Eudis Furtado, a chamada pública faz parte da estratégia contínua de fortalecimento do portfólio de suprimento da Compagas. "Ao buscar opções de supridores e modalidades de contratação de gás natural e biometano, buscamos mais competitividade, flexibilidade e previsibilidade para atender nossos clientes com eficiência. Esta diversificação também é essencial para garantir segurança no fornecimento, acompanhar a dinâmica do mercado e suportar os planos de expansão da companhia com inteligência energética", explica Furtado.

Na visão de José Eduardo Moreira, CEO da Necta – empresa que conta com o primeiro sistema de distribuição de gás canalizado do país abastecido exclusivamente por biometano, em Presidente Prudente, Pirapozinho e Narandiba –, o mercado de gás canalizado é crescente, impulsionado pela transição energética e pela busca por soluções mais sustentáveis e eficientes. "A chamada pública conjunta abre espaço para uma contratação de suprimento em condições mais competitivas. Nosso objetivo é levar os serviços de gás canalizado a um número cada vez maior de clientes e localidades, garantindo a segurança energética, a transição para uma energia mais limpa e o desenvolvimento regional", analisa Moreira.

Segundo o CEO da Sulgás, Marcelo Leite, a chamada é mais um passo para os projetos de expansão dos serviços de gás canalizado na área de concessão no Estado do Rio Grande do Sul. "A Sulgás vem registrando importante crescimento. Em dezembro de 2024, alcançamos o resultado histórico de 100 mil clientes, ampliando nossa base em aproximadamente 50% desde que a concessão da companhia passou para a iniciativa privada, em janeiro de 2022. Com essa chamada pública conjunta, queremos reforçar o fornecimento de gás natural no Rio Grande do Sul, contribuindo para uma transição energética segura e promover desenvolvimento do Estado", afirma Leite.
 

VEJA O CALENDÁRIO DO EDITAL DA CHAMADA PÚBLICA CONJUNTA:

Sobre a Commit - Criada em 2022, a Commit é uma holding com participação em diversas distribuidoras de gás canalizado no centro-sul do país. É resultado da parceria entre a Compass e a Mitsui, que vêm somando desde julho de 2022 as melhores práticas do setor para serem referência em gestão e inovação na distribuição de gás canalizado, e, desse modo, desenvolver o mercado no longo prazo.

O portfólio da Commit inclui as participações em três distribuidoras da região Sul – na Compagás (Paraná), Sulgás (Rio Grande do Sul) e SCGÁS (Santa Catarina) –, dias na região Sudeste – Necta (noroeste de São Paulo) e Ceg Rio (interior do Rio de Janeiro) – e uma no Centro-Oeste – a MSGÁS (Mato Grosso do Sul).

Site: www.commitgas.com 

Sobre a Compagas - A Compagas é uma empresa privada, tendo como acionistas a Compass (51%), a Commit (24,5%) e Mitsui (24,5%).

A Compagas conta com uma rede de distribuição de mais de 900 quilômetros de extensão, atende clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial, veicular e de geração elétrica, instalados em 16 municípios do Estado.

Os mais de 60 mil usuários consomem diariamente cerca de 700 mil de metros cúbicos de gás natural. Sua atuação está pautada em bases econômicas, sociais e ambientais e com foco na promoção da expansão do uso do gás natural.

Ciente do seu importante papel para indução do desenvolvimento e da necessidade da diversificação da matriz energética, executa ações em prol da competitividade e da segurança para seu mercado. A Compagas investiu e vai continuar investindo no desenvolvimento do Paraná.
Site: www.compagas.com.br 

Sobre a Necta - Com sede administrativa em Ribeirão Preto (SP), a Necta é uma empresa da Commit, uma joint venture entre Compass e Mitsui.

A companhia é responsável pela distribuição de gás canalizado no noroeste do estado de São Paulo e atende 49 municípios, com mais de 1.300 km de rede e cerca de 51 mil clientes nos segmentos residencial, comercial, industrial e veicular.

Site: Link 

 

Sobre a Sulgas
Responsável pela distribuição de gás natural no Rio Grande do Sul, a Sulgás tem como propósito expandir o uso do gás com segurança e excelência, promovendo o desenvolvimento do Estado, a transição energética e a melhor experiência aos seus clientes.

Em 2024, a Companhia obteve recorde de investimentos, chegando a R$ 100 milhões e atingindo a marca de 100 mil clientes. O gás natural é considerado energia de transição. Ao distribuirmos um energético menos poluente, promovemos a redução das emissões de gases de efeito estufa, ajudamos a melhorar a mobilidade urbana e fortalecemos a segurança energética

Site: www.sulgas.com.vc 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
PPSA
Leilão da PPSA oferecerá participação da União em áreas...
04/12/25
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
Reconhecimento
Casa dos Ventos conquista Medalha Bronze em sua primeira...
03/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.