O consórcio internacional formado pela White Martins, empresa do grupo Praxair Inc., pela Air Liquide e pela ThyssenKrupp MinEnergy assinou contrato para fornecimento de gases do ar, por 20 anos, para a ThyssenKrupp CSA Companhia Siderúrgica, em Itaguaí, joint venture entre o grupo alemão Thysse
Jornal do CommercioO consórcio internacional formado pela White Martins, empresa do grupo Praxair Inc., pela Air Liquide e pela ThyssenKrupp MinEnergy assinou contrato para fornecimento de gases do ar, por 20 anos, para a ThyssenKrupp CSA Companhia Siderúrgica, em Itaguaí, joint venture entre o grupo alemão ThyssenKrupp Steel AG e a Companhia Vale do Rio Doce.
Esta é a primeira usina siderúrgica construída no Brasil desde 1986. Com início da operação prevista para 2009, a ThyssenKrupp CSA Companhia Siderúrgica prevê produzir 5 milhões de toneladas métricas de placas de aço por ano no Distrito Industrial de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.
O complexo criogênico e industrial a ser construído pelo consórcio será composto por duas plantas que fornecerão gases industriais (principalmente oxigênio, nitrogênio e argônio) para a usina. Também irá suprir a totalidade da demanda de ar para os altos-fornos, além de fornecer ar comprimido seco para a siderurgica.
O investimento será dividido entre os membros do consórcio, e as plantas terão capacidade para produzir 3 mil toneladas diárias de oxigênio.
O consórcio é formado pela White Martins, empresa líder na produção de gases industriais na América do Sul e subsidiária integral da Praxair, Inc.; pela Air Liquide, companhia internacional de gases industriais; e pela ThyssenKrupp MinEnergy, subsidiária integral do grupo ThyssenKrupp focada no suprimento e logística de combustíveis sólidos, como coque e carvão, minerais, gases industriais e energia.
"Temos orgulho em participar desse projeto de grande importância para a economia do Rio de Janeiro e do País", disse Domingos Bulus, presidente da White Martins.
A White Martins é a maior empresa de gases industriais e medicinais da América do Sul, presente em nove países do continente.
Seu portfólio de produtos inclui gases atmosféricos (oxigênio, nitrogênio e argônio), gases de processo (gás carbônico, acetileno, hidrogênio, misturas para soldagem), gases especiais e medicinais, cilindros de aço sem costura e equipamentos para aplicação, transporte e armazenamento de gases.
O grupo emprega cerca de 5,5 mil pessoas na América do Sul e Brasil e detém 56% de participação no mercado da América do Sul e 62% no mercado brasileiro. Possui cerca de 100 mil clientes.
A White Martins é fornecedora de todos os pólos petroquímicos e uma das maiores parceiras da indústria siderúrgica brasileira. A empresa tem também uma forte presença no setor metal-mecânico, alimentos, bebidas, meio ambiente e no segmento de clientes de pequeno consumo.
Fale Conosco
22