Política Energética

Consórcio pretende antecipar para julho data da outorga da usina

Valor Econômico
28/04/2010 15:30
Visualizações: 140 (0) (0) (0) (0)

O consórcio Norte Energia quer antecipar para julho a data da outorga da usina hidrelétrica de Belo Monte, prevista inicialmente para 23 de setembro. Com isso, a Eletrobras espera obter a licença ambiental de instalação em setembro e, então, já iniciar as obras no rio Xingu, no Pará. Antecipar o começo da construção, previsto inicialmente para dezembro, é relevante para o consórcio porque permite aproveitar mais o período de menos chuvas na região, intensas na virada do ano. Com isso, a empresa ganha folga também para que a usina comece a operar em 2015.

 

Procedimento similar ocorreu na concessão da hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira (RO), onde o consórcio Energia Sustentável, depois de acelerar obras, anunciou que antecipará o início da geração em três anos. O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, citou ontem o caso de Jirau quando questionado sobre isso e afirmou que o governo sempre apoia quem tem essa intenção. "Antecipar receita é importante em um fluxo de caixa."

 

Segundo um participante da reunião de conselho da Eletrobrás, que ocorreu ontem em Brasília, antecipar gastos e concluir a obra antes do prazo previsto reduz riscos, porém não, necessariamente, melhora a conta financeira do empreendimento. Isso porque, ao vender a energia gerada antes de 2015 no mercado livre, o preço do momento pode não compensar o esforço feito para acelerar o cronograma.

Para antecipar o prazo da outorga, o consórcio precisa submeter documentos de todos os sócios à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que verificará, ainda, a capacidade financeira das empresas.

 

Mas o Norte Energia ainda está em plena metamorfose, mesmo após vencer o leilão. Liderado pela Eletrobras-Chesf, com 49,98% do consórcio, o grupo que ganhou o direito de fazer a obra orçada em R$ 19 bilhões passará por forte transformação. "Agora começou um segundo leilão, inverso, em que todas as empresas querem entrar no grupo", diz o executivo da Eletrobras.

 

Estão na mesa de negociações, atualmente, pelo menos Gerdau, CSN, Braskem, Alcoa, Vale e Votorantim, que podem compor uma parcela da Sociedade de Propósito Específico (SPE) que controlará a obra. Essas indústrias deverão consumir, no mínimo 10% da energia gerada pela usina, conforme o resultado do leilão.

 

No edital, também há previsão para a entrada de sócios estratégicos, que deverão ingressar para reduzir a participação das construtoras e fornecedoras de 40%, conforme composição do Norte Energia, para até 20%. Para reduzir essa participação, deverão ingressar os fundos de pensão, principalmente Petros e Previ.

 

Também são avançadas as negociações para que o consórcio tenha capital russo. A interessada é a estatal Technopromexport (TPE), que é a Eletrobras daquele país. A TPE já tem experiências em hidrelétricas fora do seu país, como em Angola. O ingresso da empresa na SPE depende da criação de uma subsidiária no Brasil.

 

Ontem, o ministro Márcio Zimmermann anunciou que o governo vai promover ainda neste semestre um leilão de energia de reserva com fontes renováveis. De acordo com ele, 478 empreendimentos foram inscritos para participar da disputa, que totaliza 14,5 mil MW de potência instalada.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.