Internacional

COP27: Sebrae apresenta soluções para uma matriz energética competitiva no Brasil e no mundo

Palco Empreendedor será vitrine para as pequenas empresas "made in Brazil" apresentarem suas ferramentas frente à crise energética global

Redação TN Petróleo/Assessoria
07/11/2022 12:52
COP27: Sebrae apresenta soluções para uma matriz energética competitiva no Brasil e no mundo Imagem: Divulgação Visualizações: 2556

A partir desta segunda-feira (7), durante Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27), no Egito, o Sebrae posicionará o Brasil como a nova cadeia de suprimentos do mundo, fortalecida pelos pequenos negócios, que proporcionam uma matriz energética cada vez limpa, segura e sempre diversificada. O evento será palco para pequenos negócios brasileiros apresentarem suas soluções contra os efeitos do aquecimento global em 40 painéis, com debates sobre a descarbonização nas cadeias produtivas, medidas compensatórias, indústria responsável, inteligência energética, alternativas com ESG, tecnologias de melhoria de performance, presença feminina nesse mercado e tecnologias sociais para a redução do consumo de energia.

A missão empresarial do Sebrae no maior evento global da área do clima e meio ambiente, que acontece até 18 de novembro em Sharm El Sheikh, visa promover os pequenos negócios brasileiros, oferecendo uma vitrine para seus produtos e serviços – que atendem a demanda global de crise energética – além da oportunidade de networking com os maiores players do ecossistema de energia do mundo. A iniciativa é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Sebrae e apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e Apex Brasil.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destaca a importância de posicionar os pequenos negócios brasileiros como propulsores dessa grande matriz energética de coexistência de fontes e tecnologias no Egito, onde estarão reunidos chefes de estado, líderes públicos, especialistas e investidores de todo o mundo. “O produto brasileiro tem uma das menores pegadas de carbono, o que atrai investimentos em operações no nosso território. Vamos romper fronteiras e mostrar, por exemplo, uma agroindústria resiliente com pequenos negócios competitivos a partir da visão da energia como fator de desenvolvimento econômico”, afirmou Melles, citando o patrimônio natural e o envolvimento do setor produtivo brasileiro com as questões ambientais.

A programação do Sebrae inclui 21 painéis presenciais na COP 27, especificamente no Palco Empreendedor Sebrae, dentro do Pavilhão Brasil, e 19 painéis com transmissão remota de diversos pontos do Brasil, pelo Canal Empreender, Canal do Youtube do MMA e Youtube do evento Sebrae Fórum de Energias. Os temas abordados serão estratégias e fontes de financiamento das energias limpas no Brasil, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, engajamento da juventude na energia, descarbonização nas cadeias produtivas nas indústrias. Entre os assuntos destaque, também estão: a presença feminina no mercado de energia e tecnologias sociais do uso da água para redução do consumo, além das soluções territoriais para cidades com energias renováveis e da responsabilidade com o território.

Juliana Ferreira Borges, coordenadora do Núcleo de Energia na Unidade de Competitividade do Sebrae, explica que no Brasil o ecossistema de inovação tem forte conexão com a vertical energia, muito fomentado pelos pequenos negócios. “Vamos estimular o posicionamento brasileiro para ampliação do diálogo e atração de investimentos ao país, uma vez que a redução de emissões de gases de efeito estufa passa, em boa parte, pelos temas de energia. Vamos apresentar, por exemplo, soluções inovadoras com PDI inovação aberta desenvolvidas por micro e pequenas empresas. O segmento é quem abastece os grandes players e consolida nosso país pelas soluções complexas desenvolvidas para integrar as fontes de energia”, explica Juliana.

Sebrae turbina startups brasileiras

A Energia das Coisas, startup especializada em metrificar o consumo de energia vinculado à emissão de CO2, visando reduzir custos e aumentar a competitividade – é uma das empresas que estará na COP 27 a convite do Sebrae. Segundo Rodrigo Lagreca, fundador e CEO da startup, a relevância dessa presença na COP vai além das perspectivas de negócio. “O fato de climate techs estarem neste evento denota o papel das novas tecnologias como facilitadoras de transformações culturais pró conservação de recursos no mundo todo”, comenta. A expectativa de Rodrigo é se inserir nas discussões da formação de uma cultura pró-ambiental e estabelecer cooperações internacionais. “Nossa solução é uma demanda global, portanto qualquer lugar do mundo pode usá-la. Será muito enriquecedor entender as necessidades de diferentes culturas e países”, finaliza Rodrigo.

Rafael Zanardo está à frente do Grupo Eneergia, plataforma de inteligência energética que tem atuado em parceria com o Sebrae para levar soluções aos pequenos negócios por meio das verticais custo, consumo e geração. O CEO estará no Egito para participar de painel sobre inteligência energética – como dissociar o crescimento econômico da emissão de gases. “Queremos entender para onde o mundo está caminhando, principalmente no que diz respeito ao crédito de carbono. Essa é uma pauta de negócios de diversos portes e queremos trazer para a realidade das pequenas empresas”, conta Zanardo. A experiência internacional, segundo ele, potencializa as ferramentas criadas pelo Grupo Eneergia, que podem ser aplicadas inclusive para grandes empresas com consumo energético complexo.

Sobre a COP27

A expectativa internacional é que a 27ª edição da COP seja marcada pela implementação de ações para conter o aquecimento global, colocando em prática uma estratégia para cumprir a meta estabelecida no antigo Acordo de Paris, de 2015. Os debates estarão concentrados principalmente na mitigação e adaptação climática, impacto na questão financeira, financiamento e mercado de carbono.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23