Prominp
Começam nesta segunda-feira (1), as aulas das primeiras turmas dos cursos do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás) na Bacia de Campos. Serão quatro turmas, num total de 64 alunos, em cursos da área de hotelaria e construção e montagem, com duração que
Agência PetrobrasComeçam nesta segunda-feira (1), as aulas das primeiras turmas dos cursos do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás) na Bacia de Campos. Serão quatro turmas, num total de 64 alunos, em cursos da área de hotelaria e construção e montagem, com duração que varia de 80 a 260 horas.
Os cursos a iniciarem as atividades são: ajudante de cozinha, cozinheiro e saloneiro, que serão ministrados pelo Senac; e o curso de auxiliar de movimentação de carga, ministrado pelo Senai. Todas as aulas acontecerão em Macaé. Os demais cursos do Prominp para a Bacia de Campos serão iniciados até o fim de outubro, e os alunos classificados na seleção pública para as respectivas turmas serão comunicados através de telegrama sobre local e horário das atividades, bem como documentos a serem apresentados.
“Em 2006, com a atuação Prominp na área de capacitação profissional, o Brasil começou uma nova etapa no tocante à indústria nacional. Agora, com os cursos em nível regional, teremos a chance de inserir cada vez mais pessoas no setor de petróleo e gás na Bacia de Campos”, ressalta a coordenadora executiva do Prominp na Bacia de Campos, Eliete Rosado.
Entenda como funciona o Prominp
O Prominp é um programa criado em 2003 pelo governo federal, realizado em parceria pela Petrobras e instituições empresariais, visando maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, na implantação de projetos de óleo e gás no Brasil e no exterior.
Entre os projetos do Prominp, destaca-se o Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP), que surgiu da necessidade de um esforço de formação profissional no país para a preparação de uma massa de trabalhadores que viesse a atender tais demandas.
Em 2008, pela primeira vez, os cursos gratuitos oferecidos pelo PNQP chegaram à Bacia de Campos, oferecendo 788 vagas para 19 cursos gratuitos que acontecerão em Campos e Macaé. O processo de seleção pública para preenchimento destas vagas aconteceu em maio deste ano, recebendo 5.221 inscrições efetivadas. Dentre os candidatos, 1.763 foram classificados, devendo iniciar as aulas até o final do ano.
Fale Conosco
23