Onshore

Dados técnicos de áreas onshore estão disponibilizados em site da ANP e CPRM

Redação TN Petróleo, Agência ANP
12/05/2021 10:44
Dados técnicos de áreas onshore estão disponibilizados em site da ANP e CPRM Imagem: Divulgação Visualizações: 2133

A ANP, em parceria com o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), está lançando hoje (12/5) um site para disponibilizar gratuitamente os dados técnicos públicos digitais de bacias sedimentares terrestres. O objetivo é promover a ampliação do conhecimento geológico sobre essas bacias e fomentar os investimentos em exploração e produção de petróleo e gás natural nas áreas já sob concessão e nas que serão oferecidas em futuras rodadas de licitações. O site pode ser acessado em https://reate.cprm.gov.br/anp/.

A navegação do site foi desenvolvida para garantir a simplicidade e a objetividade na busca da informação. Está organizado por bacias sedimentares terrestres, num total de 23, e possui dados digitais de poços, dados sísmicos 2D e 3D pós-stack, dados não-sísmicos, dados geoquímicos e estudos diversos. Os 23 pacotes de dados contêm informações referentes a 22.641 poços, 329 levantamentos sísmicos 2D, 204 levantamentos sísmicos 3D, 217 levantamentos não-sísmicos (gravimetria, magnetometria, magnetotelúrica e gamaespectometria), 38 levantamentos geoquímicos, e 17 estudos existentes no acervo de dados técnicos do Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP (BDEP). Os dados sísmicos pré-stack não estão contemplados nessa disponibilização gratuita. Os dados pré-stack são os dados sísmicos de campo, os dados brutos sem nenhum tratamento, enquanto os pós-stack são aqueles dados sísmicos que passam por algum processamento.

Para a publicação do site, foram recuperados mais de 14 mil dados de poços, que foram organizados, junto com os demais dados, por bacias terrestres. Dessa forma, será mais fácil e rápido para o usuário encontrar uma unidade específica de informação. O site será atualizado sempre que um novo dado for tornado público, por isso é recomendável o preenchimento do cadastro existente no site para aviso de atualizações dos pacotes posteriormente.

O site conta com um volume de informações próximo a 2,5 terabytes, marcando assim o maior projeto de disponibilização de dados do BDEP, que completará 21 anos no próximo dia 29/5. Os dados estão embarcados na infraestrutura da CPRM em Brasília e seus dados podem ser baixados por qualquer interessado. Já as universidades e centros de pesquisa terão acesso de alta velocidade por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O site será apresentado durante evento do Circuito Brasil de Óleo e Gás, quando serão entregues também os primeiros dados técnicos gratuitos, disponíveis aos interessados desde 3/5 (saiba mais, clique aqui!).

O evento poderá ser acompanhado, a partir das 16h, no link: clique aqui!

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.