Siderurgia

Demanda por aço em 2006 crescerá 9%, diz instituto

<P>A demanda mundial de ação deve crescer 9% neste em ano em relação a 2005, segundo estudo do Instituto Internacional do Ferro e do Aço (IISI, na sigla em inglês). Já para 2007, a entidade prevê aumento de 5% na procura pelo produto.<BR><BR>Segundo as projeções do IISI, grupo que reúne a...

Folha de S.Paulo
02/10/2006 21:00
Visualizações: 424

A demanda mundial de ação deve crescer 9% neste em ano em relação a 2005, segundo estudo do Instituto Internacional do Ferro e do Aço (IISI, na sigla em inglês). Já para 2007, a entidade prevê aumento de 5% na procura pelo produto.

Segundo as projeções do IISI, grupo que reúne as principais empresas siderúrgicas do mundo, o consumo de aço em 2006 será de 1,121 bilhão de toneladas -no ano anterior, foi 1,029 bilhão.

O principal motivo para a expansão foi a demanda chinesa pelo produto, que deverá crescer 14% neste ano. Outro país que registrou grande elevação foi a Índia, onde, de acordo com as expectativas, o consumo de aço crescerá 10%.

Apesar de a expectativa para o próximo ano ser de redução na demanda, Ian Christmas, secretário-geral do IISI, que realiza congresso em Buenos Aires, afirmou que a maioria do setor siderúrgico permanece bastante otimista para 2007.

Investimentos de Mittal

A Arcelor Mittal, a maior siderúrgica mundial, pretende realizar aquisições em toda a América Latina, disse Lakshmi Mittal. A intenção da empresa, afirmou, é tirar proveito da crescente demanda por aço.

Mittal, que será o presidente da nova companhia, negocia a aquisição de uma usina siderúrgica no México e disse que deverá fazer novos investimentos na região, sem informar quanto sua empresa aplicará.

Fortaleceremos nossa posição na América Latina, disse Mittal, mencionando a Argentina, o Brasil e a América Central como possíveis áreas de expansão. O Brasil é muito interessante para nós. E continuaremos buscando oportunidades para fortalecer nossa posição no país.

A Mittal Steel está se fundindo com a Arcelor, sua concorrente mais próxima em termos de produção, em um negócio que movimentará US$ 38,3 bilhões e criará uma empresa capaz de produzir 10% de todo o aço consumido mundialmente.

Antes da transação, a Mittal era a maior siderúrgica do mundo. Mittal, que é o presidente do conselho administrativo da Mittal Steel, já havia enfatizado a importância da busca pela expansão na Índia e na China, os dois países mais populosos do mundo.

Fonte: Folha de S.Paulo

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.