E&P

Deputado denuncia sonegação da Shell

Valor Econômico
07/10/2005 03:00
Visualizações: 418 (0) (0) (0) (0)

O deputado federal Luciano Zica (PT-SP) está requerendo informações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre o controle do órgão sobre a produção da Shell nos campos de Bijupirá-Salema, na bacia de Campos. Ele disse ter recebido denúncia de que a Shell estaria contabilizando produção menor do que a efetiva, que estaria sendo exportada sem o pagamento de impostos.

"Não estou afirmando que a denúncia é verdadeira", frisou Zica, explicando depois que a suspeita foi relatada por trabalhadores "de dentro da Petrobras". Segundo Zica, a petroleira anglo-holandesa produz cerca de 60 mil barris por dia e estaria exportando, de fato, 100 mil barris/dia. Um dos indícios que levaram à suspeita, ainda segundo Zica, é a grande movimentação de embarcação em torno da plataforma de produção, supostamente incompatível com o volume de produção declarado.

Procurada pelo Valor, a Shell não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta edição. Já o diretor de exploração e exploração da Petrobras, Guilherme Estrella, não acredita que a Shell esteja adotando esse tipo de prática. Ele explicou que existe uma medição freqüente da vazão dos poços produtores de petróleo na bacia de Campos, o que é feito através de equipamentos eletrônicos. A Petrobras é sócia minoritária da Shell no campo, com 20% de participação. Bijupirá Salema foi descoberto pela Petrobras ainda na gestão do presidente Joel Rennó e Zica também disse que pretende investigar em que termos foi negociada a venda desse ativo, que depois acabou sob o controle da Shell.

Zica e Estrella participaram ontem de um seminário promovido pelo Instituto de Mudanças Globais da Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para discutir a crise internacional e a política nacional de energia, do qual também participaram Luiz Pinguelli Rosa, professor do Programa de Planejamento Energético da Coppe e ex-presidente da Eletrobrás, e o presidente e o diretor da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira. E não faltaram críticas à política energética brasileira.

Na mesa, quase todos se manifestaram contra a realização da Sétima Rodada de Licitações da ANP, e a exportação de petróleo por empresas estrangeiras volta à tona. Zica também é autor de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de nº 410, propondo a alteração do artigo 176 da Constituição. A proposta foi aprovada em junho de 2005 e obteve 198 assinaturas. O objetivo, na prática, é tornar propriedade da União, "as jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica", que hoje pertencem às empresas concessionárias.

"Vão me chamar de atrasado, de índio boliviano, mas acho que precisamos discutir a questão", defendeu Zica, admitindo entretanto que "sem uma ampla discussão nacional ela não terá nenhuma chance de ser aprovada".Guilherme Estrella disse ontem que ainda não tinha avaliado os efeitos, para a Petrobras, da minuta do projeto de lei regulamento o setor de gás natural elaborada pelo do governo federal. Mas um dos dos pontos que ele considerou "estranho" foi a permissão para utilização comum de Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGNs) e outras instalações. Entretanto, o diretor da Petrobras explicou que pediu informações de sua área técnica porque a estatal tem atualmente uma grande concentração de projetos na área de gás estando "no limiar" de grandes investimentos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Descarbonização
Estudo do IBP indica tecnologias para descarbonizar indú...
21/10/24
Pré-Sal
ANP aprova estudos de novos três blocos exploratórios no...
21/10/24
SPE
Segurança Operacional é inegociável
21/10/24
Bahia
Novas obras farão retomar as atividades de construção na...
21/10/24
Energia Eólica
Hitachi Energy participa da Brazil Windpower para fortal...
21/10/24
Startups
Ocyan fica entre as empresas que melhor se relacionam co...
18/10/24
Negócio
Descarbonização: Petrobras vende diesel com conteúdo ren...
18/10/24
Pré-Sal
MODEC celebra 10 anos do FPSO Cidade de Mangaratiba MV24
18/10/24
Espírito Santo
Brasil recebe mais de 400 líderes internacionais em even...
18/10/24
ANP
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP faz consulta pú...
18/10/24
BNDES
Com R$ 500 mi do Fundo Clima, BNDES apoia usina de etano...
18/10/24
Rio de Janeiro
PortosRio e Polícia Federal assinam Termo de Cessão de U...
18/10/24
Hidrogênio
ExxonMobil Brasil e USP colaboram em projeto de transpor...
18/10/24
Biocombustíveis
CETENE e Embrapii se unem para otimizar produção de bioc...
17/10/24
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): ANP aprova novas v...
17/10/24
Firjan
Mais de 100 fornecedores de produtos e serviços particip...
17/10/24
Logística
Temadre passa a receber navios maiores, com capacidade a...
17/10/24
Combustíveis
Etanol fecha valorizado pelo 10º dia consecutivo; Açúcar cai
17/10/24
Reconhecimento
thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul é reconhecida, pelo se...
17/10/24
Sergipe
Petrobras anuncia nova licitação de plataformas do Sergi...
16/10/24
Etanol de milho
BNDES aprova R$ 500 mi para planta de etanol de milho no...
16/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20