Descomissionamento

Descomissionamento offshore é debatido por especialistas no Windsor Flórida Hotel, Rio

Redação/Assessoria Sobena
15/07/2019 17:49
Visualizações: 1507

Muitas das plataformas fixas de petróleo, no Brasil e no mundo, estão atingindo o limite de vida útil de seus projetos. A perspectiva da Petrobras, por exemplo, é de que sejam desativadas de 15 a 20 de suas plataformas no Brasil até 2020, incluindo seus sistemas submarinos correspondentes. Ao todo no País, 79 plataformas já se encontram em estágios iniciais de descomissionamento. Na avaliação da Ramboll - empresa multinacional de consultoria, engenharia e design, desenvolvedora de inúmeros projetos internacionais no setor de petróleo e gás - o descomissionamento das plataformas requer uma análise prévia de risco, para que a decisão a ser tomada seja a mais adequada e segura sob o aspecto ambiental.

Para debater o assunto, Melinda Truskowski, diretora para as Américas no setor de Óleo & Gás da Ramboll, apresentará o Painel “Soluções Técnicas e Boas Práticas no Descomissionamento Offshore”, no 3º Workshop sobre Descomissionamento de Plataformas e Desmonte de Navios, na Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA), no dia 17 de julho, no Rio de Janeiro (RJ).

Com 30 anos de experiência no setor de Óleo & Gás e consultoria ambiental, Melinda será responsável pela palestra “Estratégias de Redução de Custos por meio do Planejamento e Gestão de Materiais de Demolição”, na qual mostrará a importância de um planejamento bem delineado no processo de descomissionamento e também como aplicações e metodologias de ponta, como a análise NEBA (Net Environment Benefit Analysis), possibilitam a avaliação dos riscos, benefícios e trade-offs entre as opções que atendem a regulação brasileira e as boas práticas internacionais.

“A metodologia NEBA, por exemplo, age como uma forma de medir a perda de serviços ecossistêmicos não contabilizados em processos convencionais de avaliação comparativa. Isso ajuda a identificar o equilíbrio apropriado entre riscos e benefícios plausíveis e as compensações ambientais, sociais e econômicas associadas entre as alternativas concorrentes. Em termos mais simples, a NEBA pode ser usada para determinar, para cada alternativa considerada, se os impactos prejudiciais de uma ação superam os benefícios finais”, explica Melinda.

Nas aplicações offshore de descomissionamento, a metodologia reduz os custos totais, aumenta os benefícios socioambientais, otimiza o projeto, além de facilitar a análise ao fazer a correlação entre métricas monetárias e não monetárias, servindo também como base para avaliação comparativa de opções de engenharia.

Além disso, Melinda, que ao longo de sua carreira ocupou vários cargos seniores que incluíram gerenciamento operacional e desenvolvimento de negócios e liderou iniciativas globais de petróleo e gás não convencionais, apresentará exemplos de descomissionamento de plataformas offshore realizados ao redor do mundo que reduziram custos para as empresas e minimizaram o impacto ambiental.

“O alcance global da Ramboll permite identificar abordagens alternativas e inovadoras que podem ser aplicadas nas plataformas nacionais. O foco da empresa está na tomada de decisão ambiental, construída sobre um nível robusto de evidência científica com precisão suficiente para ser passível de defesa junto aos órgãos reguladores e acionistas”, conclui.

Melinda tem experiência em investigação de sites, remediação, due diligence, processos e gestão de recursos hídricos. Na Ramboll, ela fornece liderança estratégica e de desenvolvimento de negócios e apoia a coordenação de atividades relacionadas entre as práticas globais da Ramboll Environment and Health, Ramboll Oil & Gas e Ramboll Water. Melinda é bacharel e mestre em engenharia geofísica pela Colorado School of Mines.

Serviço

3º Workshop sobre Descomissionamento de Plataformas e Desmonte de Navios

Data: 17 de julho

Horário: 08h20 às 17h40

Local: Windsor Flórida Hotel

Endereço: R. Ferreira Viana, 81, Flamengo, CEP 22210-040, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.

Contato: https://sites.google.com/view/sobena-descomissionamento2019/o-evento-the-event

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23