Porto de Santos

Dezesseis toneladas são destruídas no porto

<P>Cerca de 16 toneladas de cabos de aço estão sendo queimadas desde ontem em um terminal da Alfândega do Porto de Santos. A destruição do produto pirateado, importado da China, foi uma decisão da Aduana em conjunto com o Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais...

A Tribuna - SP
04/07/2007 21:00
Visualizações: 793

Cerca de 16 toneladas de cabos de aço estão sendo queimadas desde ontem em um terminal da Alfândega do Porto de Santos. A destruição do produto pirateado, importado da China, foi uma decisão da Aduana em conjunto com o Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos (Sicetel), que travam uma batalha contra a entrada desse tipo de carga no País.

Geralmente, quando se descobre que a mercodoria importada é apenas uma cópia de outra, não obedecendo aos critérios de segurança determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a destinação usual é armazenar o produto e leiloá-lo.

Ocorre que desta vez a Alfândega e o Sicetel temeram que indo a leilão, o produto fosse arrematado pelo próprio dono da carga, que poderia, então, colocar a mercadoria no comércio, prejudicando o consumidor final. Os cabos seriam destinados para operações de movimentação de cargas, como gruas, por exemplo.

‘‘Se a mercadoria chega ao mercado, perde-se o controle’’, explicou o gerente-executivo do sindicato, Walter Antonio Romano. Além de os cabos de aço estarem com o preço subfaturado eles não atendiam aos critérios básicos da ABNT.

Para Romano, a destruição ora em execução é fruto de um trabalho de parceria da Alfândega e do Sindicato, que vem realizando cursos para treinar os agentes alfandegários a reconhecer produtos pirateados.

Segundo o gerente-executivo do Sicetel, a pirataria destrói a indústria nacional. Há cerca de nove, 10 anos existiam três empresas no Brasil importadoras de cabos de aço. Hoje, são 18. ‘‘Naquela época, havia 2 mil empregos no setor, hoje são 600’’, avaliou Romano.
 
Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
Equinor celebra 25 anos de presença no Brasil e apresent...
15/09/26
ROG.e 2026
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
15/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 deve movimentar R$ 593 milhões na economia do...
14/09/26
ABPIP
Produtores independentes propõem nove medidas para os p...
14/09/26
Abegás
Abrace Energia e Abegás compõem a nova presidência do Co...
14/09/26
Expansão
Objective contrata André Gutierrez como novo Head de Par...
14/09/26
KPMG
Fusões e aquisições no setor de Óleo e Gás recuam 48.6% ...
14/09/26
ROG.e 2026
Morken leva à Rio Oil & Gas 2026 tecnologia de inspeção ...
14/09/26
Combustível
Etanol encerra a semana mantendo o movimento de alta nos...
14/09/26
Biometano
Produção de biometano cresce 75% no Brasil e amplia desa...
12/09/26
ANP
RenovaBio: ANP prorroga prazo para recebimento de contri...
12/09/26
ROG.e 2026
PPSA realiza 12 palestras na ROG.e sobre seus próximos l...
11/09/26
Gás Natural
PPSA firma acordo para contratar Petrobras como agente c...
11/09/26
Gás Natural
TBG lança consulta ao mercado para fornecimento de gás d...
10/09/26
Tecnologia e Inovação
Vallourec inicia obras de linha de produção no Brasil pa...
10/09/26
ExpoPostos & Conveniência
Segundo dia da ExpoPostos & Conveniência 2026 debate des...
10/09/26
PD&I
Projeto Heavy Oil Emulsions, liderado pela Unicamp, busc...
10/09/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços seguem em alta com clima chuvoso
10/09/26
Águas Profundas
Firjan promove Agrega+Indústria Especial SEAP II e SEAP I
09/09/26
Expopostos & Conveniência
Vibra integra tecnologia, qualidade e serviços para ampl...
09/09/26
Comunicado
ANP implementará o Gov.BR Nível Ouro para acesso aos sis...
09/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25