Combustíveis

Diesel da Petrobras sobe 5% ao maior nível desde fevereiro; gasolina avança 6%

Reuters, 20/08/2020
20/08/2020 16:05
Visualizações: 1363

A Petrobras informou nesta quinta-feira que vai aumentar os preços médios do diesel em 5%, ao maior nível desde fevereiro, e os da gasolina em 6%, para patamar não visto desde janeiro, em momento de retomada no consumo e de firme alta do dólar frente ao real.

O reajuste do diesel nas refinarias da estatal a partir de sexta-feira é o sétimo aumento seguido no preço do combustível mais consumido do Brasil, cujo valor já havia avançado em 2% na semana passada e vem em trajetória de alta desde maio.

A gasolina, por sua vez, tem a segunda alta consecutiva, depois de uma redução promovida no final de julho ---antes disso, porém, o combustível havia passado por nove reajustes para cima em sequência.

Segundo dados compilados pela Reuters, o preço médio do diesel nas refinarias da Petrobras passa a ser de 1,8203 real por litro, maior nível desde o final de fevereiro. Apesar de distante das mínimas vistas em abril e maio, quando o consumo foi fortemente impactado pelas medidas de isolamento social relacionadas à pandemia de coronavírus, o diesel ainda acumula queda de 22,3% no ano.

Já o valor médio da gasolina avança para 1,8246 real por litro, ainda de acordo com números da Petrobras compilados pela Reuters, atingindo o mais alto nível desde janeiro. O combustível, que nas mínimas do ano chegou a custar menos de 1 real por litro nas refinarias, acumula recuo de 4,8% em 2020.

Institucional

Além do aumento do consumo que tem acompanhado a flexibilização das medidas de quarentena no país recentemente, o valor do definido pela Petrobras para os combustíveis também segue a paridade de importação, que é influenciada por fatores como o preço do petróleo no mercado internacional e as cotações do dólar.

Neste mês, a moeda norte-americana acumula ganho de mais de 7% frente ao real, tendo chegado a ultrapassar a marca de 5,65 reais nesta quinta-feira, em meio a preocupações com o cenário fiscal do Brasil e incertezas políticas.

Já o petróleo Brent tem operado em torno dos 45 dólares por barril e acumula ganho de cerca de 3,5% em agosto. Nas mínimas do ano, o valor de referência internacional da commodity chegou à casa de 16 dólares o barril.

"Quanto a esse aumento específico (dos combustíveis), ele é totalmente em linha com o que nós vimos, especialmente na semana passada, nesse platô de preços em que o Brent está... Esse movimento de hoje a gente entende como perfeitamente justificado", disse Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos.

Ele acredita, porém, que a sinalização da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de que o avanço da demanda pela commodity está aquém do esperado, a despeito de dados que mostram uma melhora, "pode restringir a ocorrência ou o tamanho do choque de um possível movimento futuro" da Petrobras nos preços.

O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos, no entanto, não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro.

Os preços médios da gasolina e do diesel nos postos brasileiros subiram na semana passada, no 12° aumento semanal consecutivo, segundo dados da reguladora ANP, enquanto o etanol também avançou pela segunda semana seguida.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
Energia Elétrica
Abraceel inaugura autorregulação para reforçar segurança...
27/10/26
Mato Grosso
Além do agro, Sinop amplia espaço para serviços e novos ...
26/10/26
Pré-Sal
PPSA realiza 10º Leilão Spot na próxima quarta-feira
26/10/26
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
Gás Natural
Leilão da PPSA traz competitividade à indústria nacional
22/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
21/10/26
Refino
Acelen assume naming rights e amplia presença da marca n...
21/10/26
Gás Natural
ANP adia audiência pública sobre o Gas Release para 19/11
21/10/26
Gás Natural
1º Leilão de Gás Natural da União tem 36 empresas habili...
20/10/26
BPC 2026
Eficiência, inovação e regulação dominam os debates hoje
20/10/26
ANP
Seminário da ANP debate desempenho da indústria de petró...
20/10/26
Biometano
White Martins amplia atuação em soluções energéticas com...
20/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
BPC 2026
Segurança energética e a nova onda da exploração
19/10/26
Evento
Brazilian Petroleum Conference (BPC 2026) começa na segu...
19/10/26
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
19/10/26
Resultado
Produção de petróleo da União marca 313 mil barris por d...
19/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25