Pré-Sal

Dilma diz que é preciso agilidade em aprovação de regras do pré-sal para garantir investimentos

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse ontem (22) que é preciso ter agilidade na aprovação das regras que definem as diretrizes de exploração do petróleo da camada pré-sal para garantir a atração de investimentos. “Q

Agência Brasil
23/09/2009 06:03
Visualizações: 728

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse ontem (22) que é preciso ter agilidade na aprovação das regras que definem as diretrizes de exploração do petróleo da camada pré-sal para garantir a atração de investimentos. “Quem vai investir em um estaleiro se não souber as regras do jogo?”, questionou.

 

Segundo ela, os royalties não são o ponto principal de discussão no modelo de partilha de exploração da camada pré-sal. O ponto central, para a ministra, é a renda que ficará com a União.

 

“Os royalties são a parte marginal dessa renda, não é o centro do modelo de partilha. O fundamental é definir a parte da renda petrolífera que fica com a União”, disse ao discursar no seminário Pré-sal e o Futuro do Brasil.

 

A ministra afirmou que a estabilidade política e econômica do país é um fator importante para a atração de investimentos para a exploração do pré-sal e disse também que é preciso ter vontade política. “O pré-sal, por si só, não assegura nada, é necessária a vontade política dos homens em termos de diretriz política para que se possa transformar essa riqueza.”

 

Durante o seminário, Dilma chamou o pré-sal de “bilhete premiado” e disse que o Brasil tem sorte de estar discutindo a “abundância” e não a “escassez”. A ministra afirmou ainda que o governo do presidente Lula pretende é que a maior parcela da renda do petróleo fique nas mãos do povo brasileiro e que a riqueza do pré-sal irá acelerar a redução a pobreza no Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
Mayekawa apresenta soluções para óleo, gás e energia na ...
23/09/26
Negócios
Avanço acompanha expansão da cadeia de petróleo e gás e ...
23/09/26
ROG.e 2026
A energia inteligente no poço
23/09/26
ROG.e 2026
IBP lança caderno de Projetos e Iniciativas de Responsab...
23/09/26
ROG.e 2026
Gigantes do setor e produtores independentes aceleram pr...
22/09/26
ROG.e 2026
PPSA publica pré-edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
22/09/26
ROG.e 2026
Porto do Açu e Perenco Brasil assinam acordo para primei...
22/09/26
ABPIP
ABPIP terá programação própria de debates durante a ROG....
22/09/26
Brandend Content
Brasil Aços amplia estoque de tubos de aço carbono NACE...
22/09/26
ROG.e 2026
MODEC debate desafios para um offshore mais eficiente na...
22/09/26
ROG.e 2026
Cladtek foi selecionada para desenvolver tecnologia que ...
22/09/26
ROG.e 2026
Abertura da ROG.e 2026 destaca transição energética just...
22/09/26
ROG.e 2026
Lideranças globais apontam Brasil como polo de estabilid...
22/09/26
ROG.e 2026
Firjan marca presença na abertura da ROG.e 2026 e firma ...
22/09/26
ROG.e 2026
ABB apresenta na ROG.e 2026 portfólio integrado para ope...
22/09/26
ROG.e 2026
Vallourec apresenta novas tecnologias que respondem aos ...
22/09/26
ROG.e 2026
Grupo Forship consolida liderança nacional em O&M (opera...
21/09/26
Brandend Content
Integridade de ativos offshore: como a integração entre ...
21/09/26
BOGE 2027
Bahia Oil & Gas Energy 2027 conecta negócios, inovação e...
21/09/26
Brandend Content
Descoberta e confiança: os dois tempos da venda industrial
21/09/26
ROG.e 2026
Confira a programação do estande do Espírito Santo na RO...
21/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25