Empresas

Distribuidoras da Eletrobras serão rentáveis em 2014

Valor Online
17/04/2012 12:39
Visualizações: 587
O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, afirmou que as distribuidoras da companhia atingirão lucro a partir em 2014. Segundo ele, essas empresas, que tradicionalmente registram prejuízo, tiveram um bom resultado em 2011, em relação aos anos anteriores.

“Estamos num combate forte para melhorar o desempenho dessas empresas. Os resultados estão bem melhores. Vamos fazer com que as distribuidoras sejam rentáveis em 2014”, disse Carvalho Neto, durante evento no Rio de Janeiro.

A Eletrobras vai divulgar ainda nesta terça-feira (17) o balanço relativo ao ano passado. Na segunda-feira (16) a companhia informou apenas que o lucro em 2011 foi 66% superior ao apurado em 2010, mas não apresentou o detalhamento das demonstrações financeiras.

A empresa informou também que, como o conselho de administração alterou a proposta de distribuição da remuneração para os acionistas, elevando-a para 50% do lucro líquido ajustado, as demonstrações financeiras serão arquivadas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apenas hoje, após o encerramento dos negócios na bolsa.


Tarifas

Carvalho Neto afirmou que as tarifas de energia elétrica no Brasil deverão ser mais baixas no futuro. A redução se deve ao vencimento das concessões do setor elétrico, ao terceiro ciclo de revisão tarifária das distribuidoras e ao aumento da densidade de atendimento das redes de transmissão e distribuição.

“Há uma tendência de queda das tarifas de energia no Brasil, fazendo com que ela se torne muito competitiva em relação à de outros países", afirmou o presidente da Eletrobras, durante um evento no Rio de Janeiro. "Outros países estão com tarifas baratas artificialmente. Eles não vão aguentar isso por muito tempo. Não é um valor suficiente para cobrir o investimento”, disse o executivo.

Carvalho Neto reafirmou que a perda que a empresa terá com uma possível renovação onerosa das concessões será compensada pela geração de caixa de projetos em construção. Entre eles estão as usinas do Rio Madeira, Belo Monte e Angra 3 e os “linhões” [grandes linhas] de transmissão que trarão energia do Norte para o Sudeste.

O grupo Eletrobras tem 12,3 GW de energia de usinas cuja concessão vence entre 2015 e 2017. Desse total, 3,1 GW são de Furnas e 9,2 GW são da Chesf.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Descarbonização
ABPIP e ANP debatem novas regras de descarbonização do m...
19/08/26
Navalshore
Sotreq leva a Navalshore 2026 soluções em peças, motores...
19/08/26
Diesel
Vibra lança o Supera Plus, o único diesel premium desenv...
19/08/26
Termelétrica
Eneva e GE Vernova iniciam operações na usina Azulão
19/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra 32ª edição com movimentação...
19/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Firjan
Panorama Naval no Rio de Janeiro destaca novo ciclo de o...
18/08/26
Gás Natural
Decisão judicial de São Paulo sobre taxa de fiscalização...
18/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.