Porto do Rio

Docas do Rio e Marinha aprovam anteprojeto de sinalização náutica para o Porto do Rio de Janeiro

Redação/Assessoria
20/08/2019 15:17
Docas do Rio e Marinha aprovam anteprojeto de sinalização náutica para o Porto do Rio de Janeiro Imagem: Divulgação Visualizações: 558

Representantes da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), da Praticagem do RJ, dos Terminais de Contêineres e da Marinha aprovaram o anteprojeto de sinalização náutica do Canal de Cotunduba. A apresentação do anteprojeto aconteceu na última sexta-feira (16) durante reunião do Grupo de Trabalho responsável por desenvolver ações de melhoria do acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro e do tráfego marítimo na Baía de Guanabara.

Com a aprovação do anteprojeto, a empresa Precursore vai desenvolver a versão final do projeto, que deverá ser apresentado já no início de setembro. A nova sinalização náutica prevê a inclusão de transceptores AIS AtoN nas boias hoje existentes e acrescentar novas boias articuladas com o mesmo dispositivo, agregando inovação tecnológica com redução de custos para implantação e manutenção.

“O projeto vai promover uma navegação mais segura e eficiente das embarcações no Canal de Cotunduba, especialmente no período noturno”, explicou o Gestor de VTMIS (Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) do Porto do Rio de Janeiro, Marcelo Santiago Villas-Bôas, que lidera o grupo de trabalho.

Ainda durante o encontro, Villas-Bôas atualizou os presentes sobre o andamento do projeto de implantação do VTMIS no Porto do Rio de Janeiro, que envolverá um centro de controle operacional e modernos equipamentos como radares, sensores, marégrafos, boias meteo-oceanográficas e câmeras de longo alcance e alta definição.

A reunião tratou também sobre a condução dos testes e medições para a implementação do calado dinâmico no Porto do Rio de Janeiro (sistema ReDRAFT®) e no Porto de Itaguaí (sistema DUKC®), cujos estudos devem ser finalizados em poucos meses.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sustentabilidade
Camorim amplia ações de sustentabilidade com projeto par...
06/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
29/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
29/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Sustentabilidade
Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade p...
27/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
23/01/26
Turismo
Porto do Rio de Janeiro receberá sete navios de cruzeiro...
23/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
Resultado
Granel sólido e contêineres impulsionam alta de 26% na m...
19/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
17/01/26
Resultado
Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em ...
16/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.