Portos

Docas do Rio vai criar centro de negócios

Jornal do Brasil
14/07/2005 00:00
Visualizações: 800

Porto do Rio quer incentivar exportações

A Companhia Docas do Rio de Janeiro promete para outubro o início das operações do Centro de Negócios do Porto do Rio, um escritório que atuará como consultoria para pequenas e médias empresas interessadas em exportar.
- Hoje as pequenas, médias e microempresas respondem por apenas 10% das exportações nacionais. Acreditamos que, com incentivos como este, poderemos alcançar o patamar de 15% em dois anos - diz o presidente de Docas, Antônio Carlos Lima. Além do auxílio burocrático, a Companhia Docas está negociando com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e com os administradores privados de terminais a redução de tarifas.
A iniciativa da Central de Negócios conta com o apoio do Sebrae e da Federação das Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e será o primeiro do gênero do país.
- Até agora estamos recebendo sinais positivos tanto dos terminais, quanto da Antaq - acrescenta.
A Companhia Docas também prepara para outubro o edital de licitação para o terceiro berço do Porto de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. De acordo com o presidente da autoridade portuária, a idéia inicial era de não arrendar a área, que operaria sob administração pública, mas a falta de verbas forçou a licitação.
- Já estamos conduzindo os estudos de viabilidade. As obras (dragagem, pavimentação, entre outros) custarão à Docas cerca de R$ 32 milhões - comenta Lima.
Um dos principais problemas para a construção do novo berço está justamente na dragagem do local, que tem sido motivo de discussões entre a Companhia Docas e órgãos ambientais.
Atualmente o Porto de Angra tem dois berços explorados pelo consórcio Angra Off-Shore Logística, que movimenta grãos e minério de ferro. Segundo o presidente da Companhia Docas, a licitação não especificará o tipo de produto a ser transportado pelo terminal.
Caberá ao futuro administrador do terminal retomar as atividades do porto e buscar novos clientes. Em 2002, por conta de deslizamentos que destruíram trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), o porto ficou com suas operações praticamente paradas. Na ocasião, as cargas foram redirecionadas a outros portos, levando Angra a perder clientes.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
Macaé Energy
No Macaé Energy 2026, Firjan promove edição especial do ...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher: elas contribuem para avanços no setor ene...
09/03/26
FEPE
PRECISAMOS DE P&D DE LONGO PRAZO - Entrevista com Isabel...
09/03/26
Internacional
Efeitos de preços do petróleo sobre a economia brasileira
09/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Constellation amplia em mais de 300% a presença feminina...
09/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Economia
Indústria volta a crescer em janeiro, mas Firjan alerta ...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Presença feminina cresce em cargos de liderança no setor...
06/03/26
Acordo
Firjan considera avanço significativo a aprovação do Aco...
06/03/26
Espírito Santo
Private Engenharia e Soluções debate segurança operacion...
06/03/26
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.