Posse

Eberaldo de Almeida Neto é o novo presidente do IBP

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
18/05/2021 18:31
Visualizações: 2064

O engenheiro Eberaldo de Almeida Neto (foto) foi escolhido como o novo presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). O executivo, que trabalhou por mais de 30 anos em cargos de liderança na Petrobras, teve sua indicação aprovada por unanimidade nesta segunda-feira (17.05) pelo Conselho de Administração da entidade, após seu nome ser recomendado pelo Comitê de Nomeação do instituto. Seu mandato terá duração de dois anos e começa no próximo mês.

O executivo assume a entidade diante dos desafios da abertura dos mercados de refino e gás natural e do cenário global de incertezas no segmento de E&P, reflexo da crise provocada pela pandemia.

Na agenda do setor, estão ainda necessidade de avanços regulatórios nas áreas de downstream, E&P e gás natural e o novo posicionamento da indústria de óleo e gás frente à transição para uma economia de baixo carbono, alinhado com as metas do Acordo de Paris, e a inserção cada vez maior do IBP e de suas associadas nos temas da Agenda ESG.

Almeida Neto atuou na Petrobras por 34 anos e alcançou postos de liderança como gerente e diretor, com destaque para sua atuação na área de E&P, onde chegou a Gerente Geral da Unidade de Operações Rio (UO-Rio), responsável pelos campos de águas profundas na Bacia de Campos. Em 2016, assumiu a Gerência Executiva de Suprimento de Bens e Serviços, responsável por todas as contratações da empresa. Seu último cargo na companhia foi o de Diretor Executivo de Assuntos Corporativos, função que exerceu até maio de 2020. Ele substituirá Clarissa Lins, que comandou o IBP por quase dois anos e deixou a presidência no último dia 31 de março.

O executivo é engenheiro elétrico e eletrônico com formação pela UFRJ. Concluiu um MBA em Gestão Empresarial Avançada pela COPPEAD. Ainda cursou o Advanced Management Program pela IESE Business School (University of Navarra – Espanha).

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23