Energia Elétrica

Eletrobras descumpre prazo. Chesf segue fraca

Jornal do Commercio (PE)
13/07/2010 12:29
Visualizações: 810 (0) (0) (0) (0)
As alterações que seriam realizadas no estatuto da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) para recuperar sua autonomia não saíram do papel. No último dia 26 de maio, o presidente em exercício da Eletrobras, Ubirajara Rocha Meira, veio ao Recife e estimou que as modificações seriam implantadas em seis semanas, o que não ocorreu. Comandada pelo PMDB de José Sarney e Michel Temer (vice na chapa de Dilma Rousseff), a Eletrobras é dona da Chesf.
 
 
Para as mudanças saírem do papel, elas teriam que passar pelo pelo Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest) do Ministério do Planejamento, pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e pelo próprio conselho de administração da Chesf. “Sabemos que este foi um prazo estimado, mas entendemos que era suficiente para cumprir o trâmite burocrático”, disse o diretor do Instituto Ilumina Nordeste, Antonio Feijó. O Ilumina é uma ONG que atua no setor elétrico.
 
 
Segundo a assessoria de imprensa da Eletrobras, as modificações a serem feitas nos estatutos das subsidiárias foram submetidas ao conselho de administração da empresa e ao Ministério de Minas e Energia. Somente na semana passada (no último dia 07), elas foram encaminhadas ao Dest com um pedido para que o assunto fosse analisado com urgência.
 
 
Ainda de acordo com a Eletrobras, “assim que o Dest aprovar o texto, as empresas subsidiárias serão orientadas a convocar imediatamente assembleias gerais extraordinárias – uma por empresa – para a aprovação dos novos estatutos”.
 
 
As mudanças nos estatutos que enfraqueceram a Chesf foram realizadas em 2008 e retiraram a autonomia da estatal. Na época, foi estabelecido o limite de 0,5% do capital social da empresa (cerca de R$ 78 milhões) para as decisões locais sobre as operações de empréstimos a contrair, garantias a financiamentos, contratos de obras, fiscalização e compras. Todas as operações que ultrapassam esse valor devem passar pelo conselho de administração da Eletrobras. A Chesf planeja investir R$ 1 bilhão este ano.
 
 
 
As mudanças vieram à tona em março último, quando o Ilumina Nordeste e alguns políticos começaram a criticar o que tinha o ocorrido. Na época, o governador Eduardo Campos (PSB) afirmou não ter conhecimento da perda de autonomia da empresa. Eduardo convidou o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, a participar de uma reunião na qual ficou claro o esvaziamento da estatal. Logo depois, o ministro assinou o ofício de nº 605, de 23 de abril, dizendo que ia recuperar a autonomia da estatal, o que só acontecerá com a modificação dos estatutos.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 destaca competitividade do gás na...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas destaca avanços e interiorização do gás natural d...
25/07/25
Oferta Permanente
ANP aprova estudos do Projeto Calcita e pode dar origem ...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Mercado de gás natural é destaque no segundo dia do Serg...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Inovaren marca presença na SOGE – Sergipe Oil & Gas 2025
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae participa da abertura do Sergipe Oil&Gas 2025
24/07/25
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio para co...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe reforça protagonismo nacional no setor energétic...
24/07/25
Etanol de milho
Participação do etanol de milho cresce e ganha protagoni...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Avanço do Sergipe Águas Profundas e descomissionamento d...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Potencial de Sergipe na produção de óleo e gás é destaqu...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas tem participação no Sergipe Oil & Gas 2025 com fo...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Quarta edição do Sergipe Oil & Gas destaca Sergipe no me...
23/07/25
PD&I
ANP realiza workshop sobre Fundo de Investimento em Part...
23/07/25
Bacia de Campos
ANP aprova acordo de individualização da produção do pré...
23/07/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana impulsiona economia regional e gera...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Eneva celebra 5 anos do Hub Sergipe durante o Sergipe Oi...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae e rede Petrogas levam soluções e serviços de pequ...
22/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22