Refinaria

Empreendimento pode gerar 90 mil vagas

<P>A vinda da refinaria da Petrobras para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém vai envolver profissionais das mais diversas áreas, desde os operários da construção civil durante as obras até funcionários de logística, porto, terceirizados e engenheiros. </P><P>Fala-se em 90 mil empreg...

O Povo - CE
14/07/2008 00:00
Visualizações: 499 (0) (0) (0) (0)

A vinda da refinaria da Petrobras para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém vai envolver profissionais das mais diversas áreas, desde os operários da construção civil durante as obras até funcionários de logística, porto, terceirizados e engenheiros.

Fala-se em 90 mil empregos diretos e indiretos. A vinda da refinaria da Petrobras para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém vai envolver profissionais das mais diversas áreas, desde os operários da construção civil durante as obras até funcionários de logística, porto, terceirizados, engenheiros e muitos outros. O professor Roberto Menescal, coordenador do curso de especialização em Engenharia de Petróleo da Universidade de Fortaleza (Unifor), considera que o mercado cearense ainda não tem gente preparada para atender a demanda por profissionais mais especializados quando a refinaria começar a funcionar, mas explica que há tempo para isso. O Ceará não estava com olhos fechados para a refinaria. A Unifor (Universidade de Fortaleza), desde 2001, tem um curso de especialização em Engenharia de Petróleo (em Fortaleza e Mossoró) com duração de um ano. E vamos lançar um MBA em Petróleo, Gás e Biocombustível ainda este ano, diz.

Durante a fase de edificação, além da demanda por profissionais da construção civil, Menescal diz que haverá a necessidade também de pessoal da área metal-mecânica. Depois dessa parte pesada, você vai ter a parte de contratação de empresas, que espero que sejam cearenses a maioria delas. Elas farão a parte fina, de ligações, (instalação de) sensores eletrônicos, sistemas de segurança, sistemas de transmissão de dados etc, detalha.

Já após o início das operações, a partir de sua experiência de 20 anos na Petrobras, Menescal acredita que praticamente a totalidade dos funcionários deverá ter, no mínimo, nível técnico. A maioria das secretárias que trabalham na Petrobras não podem ter nível de conhecimento muito baixo, senão ficam de fora das conversas, exemplifica.

A cadeia produtiva do setor de refinaria é composta dos segmentos metal-mecânico, eletroeletrônico, hidráulico, pneumático, de manutenção industrial, de projeto de engenharia, de construção e montagem. Além de ter curso de nível técnico, os funcionários ainda são mandados para unidades da Petrobras para serem preparados para a função. São técnicos e engenheiros de Informática, da área de refino, de manutenção etc, enumera Menescal.

Para esta formação técnica, Menescal considera que o Ceará também tem condições de preparar mão-de-obra. No Ceará, temos excelentes cursos com as unidades do Cefet (Centro Federal sw Educação Tecnológica) existentes em todo o Estado, diz.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.