Pesquisa

Empresariado alemão segue investindo no Brasil

As empresas alemãs no Brasil estão cautelosas com o cenário econômico nacional, mas, mesmo assim, confiantes quanto à realização de investimentos, aponta pesquisa conjuntural realizada pela Câmara Brasil-Alemanha (AHK). O levantamento realizado pela entidade trimestralmente é feito com base

Redação
26/09/2011 15:26
Visualizações: 1327
As empresas alemãs no Brasil estão cautelosas com o cenário econômico nacional, mas, mesmo assim, confiantes quanto à realização de investimentos, aponta pesquisa conjuntural realizada pela Câmara Brasil-Alemanha (AHK). O levantamento realizado pela entidade trimestralmente é feito com base em amostra dos 1,7 mil associados, empresas dos setores automotivo, químico, de bens de capital, financeiro, meio ambiente e outros, que respondem por 10% do PIB industrial brasileiro.

Dados referentes ao terceiro trimestre do ano mostram que 10% dos entrevistados acreditam que o momento é desfavorável à realização de aportes, enquanto que, no segundo trimestre, esse percentual era de apenas 5%. Com relação à confiança do investidor alemão no cenário econômico e no mercado consumidor brasileiros os indicadores mostram uma ligeira queda.

O percentual de entrevistados que classificam a atual conjuntura em condições ‘medianas’ para seus negócios aumentou de 14%, no segundo trimestre, para 35%, no terceiro. Outro dado que chama a atenção é a ligeira queda na avaliação do clima geral do mercado consumidor nacional. No segundo trimestre, 77% dos entrevistados consideravam o mercado em situação favorável. Atualmente, o percentual é de 65%.

Essa redução, no entanto, não afeta os planos de crescimentos das empresas, segundo mostra o levantamento, já que 85% dos entrevistados afirmaram ter projetos concretos de investimento, notadamente em renovação de maquinário, ampliação da capacidade e contratação de mão de obra. Pelo menos metade deles pretende realizar aportes com recursos próprios, ou seja, recursos gerados pelas operações locais. Dos entrevistados, 30% pretende utilizar também recursos de suas matrizes.

“Os dados revelam certa inquietação do empresariado alemão no Brasil, provavelmente devido aos sinais de instabilidade econômica no cenário internacional”, explica o presidente da Câmara Brasil-Alemanha, Weber Porto. “Neste contexto, a palavra de ordem é atenção às prioridades. As empresas acabam priorizando os investimentos que vão assegurar seu posicionamento no futuro, e adiando os aportes que puderem ser feitos posteriormente”.

Porto também atribui a cautela alemã à tendência de desvalorização do euro e do dólar frente ao real, existente no período em que a pesquisa foi realizada. Mesmo com as mudanças observadas nos últimos dias, para o executivo, a situação fez com que muitas empresas se sentissem inseguras, adiando planos de investimento para tornar as operações brasileiras o centro de produção para a América Latina e outros mercados.

“Alguns projetos tiveram de ser postergados por essa razão. No momento, as empresas se concentram no mercado brasileiro, pelo menos até quando o Real atingir um ponto de equilíbrio”, pondera.


Desafios

A dificuldade de encontrar mão de obra qualificada foi citada pelos entrevistados como o principal gargalo (25,5% das respostas) a seus negócios na atualidade, seguida da preocupação com a carga tributária sobre a folha de pagamento (15,7%) e das limitações de infraestrutura (10%). Quando questionados sobre as previsões para o avanço da economia, os entrevistados acreditam que o PIB deva progredir apenas 4% no ano de 2011, mesmo percentual do segundo trimestre.

Com relação ao câmbio, 63,6% dos entrevistados consideram que o real necessita de desvalorização em relação ao dólar. Para esses entrevistados, uma redução média de 25% na cotação da moeda frente à moeda americana seria suficiente para recolocar o câmbio em seus níveis ideais. Já os juros, na opinião de 40% dos entrevistados, caminham para a estabilização.


Avaliação do governo Dilma

A pesquisa também colheu opiniões sobre o governo Dilma Rousseff, que, de modo geral é classificado entre mediano e bom, na análise geral das respostas. Em sete meses de governo, a administração Rousseff é considerada pelo empresariado alemão mais “profissional” que a gestão anterior. Mas há citações negativas em relação à corrupção, ao mau controle de gastos e à dificuldade de composição do governo.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.